Variedades

Dois copos diários de suco de laranja “aumenta a capacidade cerebral de idosos”, diz estudo

Uma pesquisa recente apontou que beber suco de laranja todos os dias poderia melhorar o poder do cérebro em idosos. E os resultados começam a aparecer em menos de dois meses. Os cientistas analisaram produtos químicos com flavonoides – substâncias naturais que ocorrem em níveis elevados em laranjas.

Os flavonoides melhoram a memória através da ativação de vias de sinalização no hipocampo, uma parte do cérebro associada com a aprendizagem e armazenamento de informações. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Reading instruiu 37 voluntários saudáveis ​​para beber 500ml – cerca de dois copos, ou quase um litro – de suco de laranja todos os dias por oito semanas.

Os participantes – 24 mulheres e 13 homens com idades entre 60-81 – viu melhorias significativas na função cerebral. Sua memória, tempo de reação e fluência verbal foram medidos no início e no final do experimento, e a cada participante foi dada uma nota geral. As marcas de melhoria foram 8% – um avanço notável em menos de dois meses.

laranja2

Os pesquisadores disseram que eles não necessariamente recomendam beber suco de laranja exageradamente todos os dias mas, incorporar uma certa quantia em nossas dietas é uma maneira barata e fácil de melhorar a saúde do cérebro. O autor do estudo Dr. Daniel Lamport, da escola da psicologia de Reading, disse: “A população está envelhecendo rapidamente em todo o mundo. As estimativas sugerem que o número de pessoas com idades entre 60 anos ou mais pode triplicar até 2100. É, portanto, imperativo que nós, exploremos maneiras simples de baixo custo para melhorar a função cognitiva na velhice”.

Embora muitas frutas e legumes – como chá, chocolate e vinho tinto – são conhecidos por conter flavonoides, as laranjas possuem um tipo particularmente benéfico chamado flavanonas que os autores disseram que “são um dos flavonoides mais facilmente absorvidos”.

Estudos anteriores evidenciam o potencial impacto de flavonoides, mas este é o primeiro a examinar o papel daqueles encontrados nas laranjas. “Esta é uma ausência notável porque um dos sucos mais consumidos em todo o mundo – suco de laranja – é uma fonte rica de flavanonas”, escreveu o Dr. Lamport no estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition. “Além disso, flavanonas são um dos flavonoides mais facilmente absorvidas”.

Ele acrescentou: “Pequenas mudanças, de fácil administração para a dieta diária, como comer mais frutas e vegetais ricos em flavonoides, têm o potencial de beneficiar substancialmente a saúde do cérebro. Isso reforça o crescente corpo de evidências de que alimentos ricos em flavonoides podem desempenhar um papel importante na luta contra o declínio cognitivo em idade avançada”.

Mas alguns nutricionistas alertaram que a ingestão de grandes quantidades de suco de laranja pode levar ao ganho de peso, pois contém níveis elevados de açúcar. Sian Porter, porta-voz da Associação Dietética Britânica, acrescentou: “O suco de fruta contém açúcar e não é livre de calorias. Se você quiser beber suco de frutas, beba na hora das refeições, porque é melhor para sua saúde.”

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.