Variedades

Fies: renegociação começa nesta segunda-feira (07)

Interessados podem renegociar dívidas do Fies no Banco do Brasil ou na Caixa de forma virtual ou presencial

A partir desta segunda-feira (07) os estudantes que possuem dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão renegociar os pagamentos atrasados. Cerca de 1 milhão de estudantes estão inadimplentes com o programa, segundo o Ministério da Educação (MEC). A regularização poderá ser feita junto ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal até 31 de agosto desse ano.

Para os beneficiados que estão com pagamento atrasado entre 90 e 360 dias, o desconto é de 12% no saldo devedor, com isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. Já para quem está inadimplente há mais de 360 dias, o desconto no saldo devedor é de 92% para os financiados cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial. Para os demais casos, o desconto será de 86,5% sobre o valor principal da dívida.

O Fies é um programa do governo federal que concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições privadas. As inscrições ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

  • Como renegociar o Fies

Os estudantes que pretendem renegociar a dívida com o Fies devem procurar um dos agentes financeiros do programa (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), que são os responsáveis pela renegociação. O valor mínimo da prestação é de R$200. Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, o estudante deverá pagar o valor da entrada no ato da renegociação, que corresponde à primeira parcela.

Através da Caixa, os inadimplentes poderão realizar a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. Para isso, é preciso consultar o site da Caixa para verificar se o estudante está apto para pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas. Após essa confirmação, os interessados devem gerar o boleto para pagamento da primeira parcela ou da parcela única caso optem pela quitação de uma só vez.

A Caixa disponibiliza canais de atendimento para esclarecer dúvidas. Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no telefone 0800 726 0101.

Quem tem contrato do Fies pelo Banco do Brasil também pode renegociar as parcelas atrasadas de forma digital, no aplicativo do próprio banco. Para aderir à renegociação pelo aplicativo, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e selecionar a opção Renegociação Fies. No aplicativo, o estudante poderá verificar se está apto para fazer a renegociação, consultar as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, bem como ver os valores da entrada e das demais parcelas.

Além do aplicativo, a renegociação também poderá ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil. Para  mais informações o estudante pode consultar o App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001). *Com informações da Agência Brasil

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.