Ciência

Asteroides podem se aproximar da Terra sem serem detectados, alertam astrônomos

Professor da Universidade do Havaí comentou sobre a possibilidade de nosso planeta ser atingido por um “asteroide devastador”

De acordo com um grupo de astrônomos financiados pela NASA – Agência espacial norte-americana, vários asteroides podem se aproximar da Terra sem serem detectados, relata um artigo disponível no site da revista científica Icarus que será publicado no próximo mês.

Depois que um asteroide de aproximadamente 100 metros de diâmetro acelerou a 70 mil quilômetros do nosso planeta em 2019 e foi detectado com apenas 24 horas de antecedência, os cientistas realizaram uma força-tarefa para evitar casos semelhantes.

Os algoritmos que regem os telescópios de observação em busca de corpos celestes são programados para detectar objetos em movimento, levando em consideração o fato de que quando se aproximam da Terra parecem se mover para oeste no céu devido à rotação do planeta para leste em seu eixo.

No entanto, quando os asteroides se aproximam do nosso planeta pela parte leste do céu, a rotação da Terra e a órbita curva em torno do Sol podem fazer com que os objetos celestes pareçam estacionários, o que pode confundir a comunidade científica.

“Os estudos devem ter um cuidado especial para pesquisar o céu nessa direção e seguir ativamente novos objetos em movimento lento”, diz o texto, detalhando que 50% dos asteroides que se aproximam da Terra pelo leste podem passar por períodos de câmera lenta que dificultariam a detecção.

Richard Wainscoat, professor da Universidade do Havaí e principal autor do estudo, disse que as pessoas “não devem perder o sono” com a possibilidade de nosso planeta ser atingido por um “asteroide devastador”.

No entanto, o astrônomo destacou que é necessário monitorar os corpos celestes que podem passar perto da Terra para que, caso um deles seja descoberto como um perigo real, algo possa ser feito para reduzir as consequências.

O Congresso dos EUA atribuiu à NASA a tarefa de identificar 90% dos asteroides com 140 metros de diâmetro ou mais. Além disso, a agência espacial dos EUA está desenvolvendo métodos para evitar esses impactos na Terra.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.