Variedades

Procura por anti-hipertensivos sobe 46% nos primeiros meses de 2023

Considerada uma das principais causas de morte no mundo, condição afeta a vida de cerca de 36 milhões de brasileiros

A procura por medicamentos anti-hipertensivos registrou um aumento alarmante de 46,4% nos primeiros meses de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da epharma, plataforma de programas e planos de benefícios em medicamentos. Os betabloqueadores e antagonistas da angiotensina II foram os remédios mais procurados pelos pacientes que sofrem com a pressão alta.

A hipertensão é uma doença que pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas, cerebrais e renais, e é considerada uma das principais causas de morte em todo o mundo.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial mata aproximadamente 300 mil brasileiros anualmente, o equivalente a 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos. Ainda de acordo com o órgão, 32% da população adulta brasileira, ou seja, cerca de 36 milhões de indivíduos, sofre com a condição. Destes, somente 50% sabem que são hipertensos e apenas metade realiza tratamento.

Segundo a cardiologista Lilian Cavalheiro – que atua na AMA Especialidades Jardim São Luiz, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, “a hipertensão é uma doença que envolve uma série de alterações no corpo humano. Interfere no processo da doença aterosclerótica, que consiste no envelhecimento dos vasos, prejudicando o funcionamento de vários órgãos, como rins, vasos cerebrais e cervicais, além do enfraquecimento do próprio coração”, explica a especialista.

A médica afirma ainda que, apesar de 90% dos casos serem hereditários, outros fatores também influenciam no surgimento da doença, como obesidade, estresse, consumo exagerado de sal, altos níveis de colesterol e sedentarismo.

Para ter uma boa qualidade de vida com o diagnóstico de hipertensão arterial é preciso cultivar hábitos saudáveis, realizar acompanhamento médico e utilizar corretamente a medicação. O tratamento medicamentoso é fundamental para o controle da doença, principalmente por ela ser uma das causas de outras comorbidades”, esclarece Lilian.

Entre as principais formas de prevenir a doença estão a prática de exercícios físicos, evitar o consumo de sal, alimentos gordurosos e a ingestão de álcool, além de abandonar o hábito de fumar.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.