Variedades

‘Ladrão’: manifestantes protestam contra Lula em Portugal

Manifestantes ligados ao Chega, partido de extrema direita, realizam protesto contra presidente Lula nos arredores da Assembleia de Portugal

Centenas de manifestantes se reuniram em frente ao parlamento português nesta terça-feira (25 de abril) para protestar contra a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O movimento foi organizado pelo partido de extrema-direita Chega, que busca ganhar espaço na política portuguesa. A legenda é a terceira maior do parlamento, com 12 deputados.

O protesto, que ocorreu no 49º aniversário da Revolução dos Cravos (data histórica em Portugal que marcou o fim da ditadura no país), teve como principal mote o grito de “Lula ladrão”. Os manifestantes, apoiados por brasileiros que residem em Portugal, se opuseram à presença do presidente na Assembleia da República, onde ele discursou mais cedo.

Confira vídeo do momento:

Apesar das manifestações, Lula foi autorizado a falar durante a sessão de boas-vindas, antes da sessão solene, devido a negociações entre os parlamentares. Durante seu discurso, o petista criticou o governo anterior – liderado por Jair Bolsonaro, e falou sobre o risco à democracia no país. Lula ainda afirmou que é contra soluções militares para os problemas políticos da atualidade.

A democracia no Brasil viveu recentemente momentos de ameaça. Saudosos do autoritarismo tentaram atrasar o relógio em 50 anos e reverter as liberdades que conquistamos. Os portugueses assistiram a tudo, preocupados com a possibilidade de que o Brasil desse as costas ao mundo. Tenho viajado o mundo para reencontrar nossos parceiros e reafirmar que o Brasil que todos sempre conhecemos voltou à cena internacional. Um país que não aceita que o seu povo passe fome e que tem consciência de sua responsabilidade na segurança alimentar mundial“, declarou Lula.

Embora os apoiadores de Lula também tenham comparecido ao local do protesto, o número foi significativamente menor. O braço português do Partido dos Trabalhadores (PT) convocou uma manifestação em resposta aos protestos da extrema-direita. Devido ao temor de possíveis confrontos violentos, a polícia montou um forte esquema de segurança no entorno do parlamento, mas nenhum incidente foi registrado até o momento.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.