Rio Grande do Norte
Tendência

Carnaubais registra mais de 20 tremores de terra em dois dias, aponta UFRN

Até o momento da última atualização, o laboratório não recebeu relatos de moradores que tenham sentido os tremores.

Carnaubais, cidade localizada a aproximadamente 215 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, registrou uma sequência de mais de 20 tremores de terra entre a quinta-feira (24) e a sexta-feira (25). As informações foram divulgadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN).

O evento sísmico de maior magnitude alcançou 3.0 na escala Richter. Segundo o LabSis/UFRN, os tremores foram classificados como de baixa intensidade, possivelmente originados pela reativação de falhas tectônicas preexistentes na região.

Até o momento da última atualização, o laboratório não recebeu relatos de moradores que tenham sentido os tremores. Os registros apontam para uma concentração de 23 eventos sísmicos na quinta-feira, com mais um tremor detectado na sexta-feira.

Os principais momentos de atividade sísmica foram:

  • Madrugada de quinta-feira (24): Detecção de pelo menos 12 tremores, com o maior deles atingindo magnitude 2.0 às 03h20.
  • Noite de quinta-feira (24): O tremor de maior magnitude (3.0) foi registrado às 19h28.
  • Madrugada de sexta-feira (25): Um tremor de magnitude 1.6 foi registrado às 04h58.

Reativação de falhas tectônicas: a explicação do especialista

Ao Portal N10, o professor Aderson Farias do Nascimento, do LabSis/UFRN, explicou que a ocorrência desses tremores está associada à reativação de falhas tectônicas.

A explicação geral para esses eventos é de que sejam reativações de falhas tectônicas, que antes estavam adormecidas durante vários anos, vários séculos, vários milhares de anos. Essa energia está sendo acumulada e aos poucos está sendo liberada na forma de eventos sísmicos“, explicou o professor.

O especialista ressaltou a impossibilidade de prever a continuidade ou intensificação dos tremores. Como medida preventiva, o LabSis comunicou o ocorrido à Defesa Civil e demais órgãos públicos.

A gente não tem como saber se a sismicidade vai evoluir no sentido de saber se os sismos vão aumentar de intensidade ou não“, afirmou Aderson.

O que a gente faz é um trabalho de alerta, digamos assim. De informação à Defesa Civil e aos órgãos públicos, no sentido de orientar as ações eventuais, caso elas sejam necessárias“.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.