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Jogador ‘Zera’ Balatro ao Ultrapassar Limite e Travar o Game

O jogo Balatro, um roguelike de construção de baralho com temática de pôquer lançado em fevereiro de 2024, tem conquistado jogadores ao redor do mundo. O objetivo é formar mãos de pôquer para acumular pontos e superar os “blinds” para avançar. A vitória é alcançada ao completar oito “antes” – conjuntos de três blinds –, mas o jogo pode continuar em um modo infinito para quem busca pontuações elevadas. O nome “balatro” é uma referência aos palhaços profissionais da Roma antiga.

Aclamado pela crítica, Balatro recebeu cinco prêmios, incluindo Melhor Jogo Indie e Revelação (Escolha da Crítica) no Golden Joystick Awards, e Melhor Jogo Independente, Melhor Jogo Indie de Estreia e Melhor Jogo para Celular no The Game Awards 2024. Apesar de ser baseado em pôquer, o jogo não simula apostas, já que as cartas e pacotes de reforço são aleatórios. Até o final de 2024, Balatro já vendeu mais de 3,5 milhões de cópias.

Balatro oferece uma grande variedade de curingas, modificadores de cartas, cartas de tarô, cartas de planeta e cartas espectrais para serem descobertas. Jogadores ambiciosos tentam explorar os limites do jogo com seus baralhos personalizados. Cada nível de “ante” multiplica exponencialmente a exigência de fichas – a diferença entre os níveis 1 e 2 é de pelo menos 500, enquanto entre os níveis 7 e 8 é de 15.000. O Modo Infinito continua após o nível 8, chegando até o 16, com exigências de fichas ainda maiores, variando de 110.000 a 860 quintilhões.

Ao alcançar este ponto, o jogo não consegue registrar qualquer pontuação ou progresso. Níveis de “ante” a partir do 17 não são rastreados, exigindo pontuações ainda maiores, começando com 42 septilhões. O jogo só consegue contabilizar um número limitado de algarismos antes que a pontuação “estoure”.

Em Purple Stake ou superior, a exigência de fichas do Ante Level 39 é tão alta que a pontuação é exibida como “nan” (not a number). O jogador Nandre descobriu que ao ultrapassar 1.8e308 fichas, o jogo trava completamente antes de conseguir alcançar tal exigência. Nandre considerou este o “verdadeiro final” de Balatro em sua publicação no X (antigo Twitter), já que nenhum jogador consegue avançar além deste ponto.

Uma situação semelhante de “fim de jogo” ocorreu com o Tetris do Nintendo Entertainment System. Em dezembro de 2023, Willis “Blue Scuti” Gibson, de 13 anos, se tornou a primeira pessoa a “zerar” o jogo ao completar 1.511 linhas e alcançar a “tela da morte”. Ele realizou tal façanha utilizando uma técnica chamada “rolling”, em que pressiona o controle na perna e usa o polegar sobre o direcional. Ao tocar a parte de trás do controle com a outra mão, ele pressiona o direcional rapidamente, movendo as peças do Tetris na velocidade do nível 29.

O nível 29 era considerado o “fim” de Tetris, pois as peças caem tão rápido que os jogadores normalmente não conseguem movê-las para os lados antes que atinjam a base. Dominar a técnica de “rolling” é essencial para avançar além desse nível, mas a velocidade do jogo não aumenta mais, não importa quantos níveis sejam superados. Alguns jogadores conseguiram passar do nível 100, mas a partir do nível 138, um erro de estouro de byte faz com que o jogo interprete sua memória como dados da paleta de cores, causando falhas nos tons.

Nos níveis 146 e 148, as peças ficam muito escuras contra o fundo preto, dificultando a visualização. No nível 155, o algoritmo de cálculo de pontuação do jogo apresenta falhas, o que pode causar travamentos. Durante a partida de Blue Scuti, ele obteve uma sequência de três linhas que ultrapassou o limite do travamento e se tornou o primeiro jogador a atingir o nível 157 no Tetris original do nes.

Balatro está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo é desenvolvido por LocalThunk e publicado por Playstack.

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Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

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