A Google está ampliando o acesso ao Project Astra, uma versão aprimorada do Gemini Live com capacidades de vídeo em tempo real, para um número maior de assinantes pagos. A funcionalidade, que promete revolucionar a interação entre usuários e inteligência artificial, estará disponível em dispositivos Android com versão 10 ou superior.
O que é o Project Astra?
Apresentado inicialmente no Google I/O 2024, o Project Astra despertou grande interesse ao demonstrar o potencial de assistentes de IA capazes de analisar feeds de vídeo em tempo real. Após um período de expectativa, a Google confirmou no MWC 2025 que o Project Astra seria lançado como uma funcionalidade do Gemini Live em março. A promessa foi cumprida, com a liberação inicial da melhoria do Gemini Live para um grupo seleto de usuários no final de março.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Agora, a Google iniciou uma distribuição mais ampla dos recursos multimodais de áudio e vídeo do Gemini Live. Usuários do Android relatam ter visualizado uma sobreposição que solicita o compartilhamento da câmera ou da tela do celular ao ativar o Gemini Live. A mensagem descreve o Project Astra como uma ferramenta para “discutir ideias, aprender sobre o ambiente ou obter ajuda com o que está na tela”.
Em uma publicação na rede social X, a Google também anunciou que o recurso será disponibilizado para mais usuários em breve:
O Project Astra permite interagir com o Gemini enquanto exibe um feed de câmera em tempo real, fazendo perguntas relevantes. Por exemplo, o usuário poderá solicitar ajuda para consertar um eletrodoméstico quebrado ou para fazer o dever de casa. Também é possível compartilhar a tela do celular com o Gemini e manter uma conversa com o assistente de IA com base no que está sendo exibido.
Acesso e Requisitos
Embora seja possível acessar o Gemini 2.5 Pro, o modelo de IA mais avançado da Google, por meio do aplicativo Google, o Gemini Live e o Project Astra utilizam o modelo Gemini 2.0. Inicialmente, os recursos do Project Astra no Gemini Live pareciam restritos aos dispositivos Pixel e à linha Samsung Galaxy S25. No entanto, a Google atualizou recentemente sua página de suporte para informar que o streaming de vídeo e o compartilhamento de tela do Gemini Live funcionarão em dispositivos Android 10+. A funcionalidade está disponível exclusivamente para assinantes do Gemini Advanced ou do plano Google One AI Premium.
Para os assinantes elegíveis que ainda não têm acesso aos recursos do Project Astra no Gemini Live, a recomendação é verificar se a versão mais recente do aplicativo Google está instalada no celular. Outra dica é forçar a interrupção do aplicativo e reiniciá-lo para verificar se os recursos do Astra são ativados.