A Apple retirou seu serviço de alertas de notícias geradas por inteligência artificial após receber diversas reclamações sobre a disseminação de conteúdo falso. Uma atualização de software lançada na quinta-feira (16) desativou o recurso para notificações de notícias e entretenimento, conforme reportado por vários meios internacionais de comunicação.
A decisão da empresa foi motivada por diversos casos de notícias falsas. Entre os exemplos mais notáveis está uma alegação atribuída à BBC de que Luigi Mangione, acusado de assassinar o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, havia se suicidado. Outras informações falsas incluíam a notificação de que o jogador de dardos Luke Littler havia vencido o Campeonato Mundial de Dardos PDC antes mesmo da realização do evento, e a afirmação de que a estrela do tênis Rafael Nadal havia assumido ser gay.
As imprecisões levaram a BBC a apresentar uma reclamação formal à Apple em dezembro, devido ao uso indevido de sua logomarca em resumos de notícias falsas. Um porta-voz da Apple declarou na sexta-feira, em comunicado citado pela BBC: “Com os últimos lançamentos de software beta do iOS 18.3, iPadOS 18.3 e macOS Sequoia 15.3, os resumos de notificações para a categoria Notícias e Entretenimento ficarão temporariamente indisponíveis.”
O mesmo porta-voz acrescentou: “Estamos trabalhando em melhorias e as disponibilizaremos em uma futura atualização de software.”
Após o incidente, o grupo de defesa da liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras alertou que “os serviços de IA generativa ainda são imaturos demais para produzir informações confiáveis para o público e não deveriam ser permitidos no mercado para tais usos.”
Um estudo da Universidade Cornell, em Nova York, de julho de 2024, descreveu as prevalentes “alucinações” dos principais modelos de IA como “um grande desafio.”
A integração da IA ao jornalismo tem se tornado cada vez mais comum. Uma pesquisa de 2023 realizada pela London School of Economics sugeriu que quase três em cada quatro organizações de notícias estavam usando IA na coleta, produção ou distribuição de notícias.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.