Mundo

Ataque em Moscou deixa 40 mortos e mais de 100 feridos

Este já é considerado o pior ataque na Rússia em ao menos 20 anos.

Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de uma centena ficaram feridas no ataque terrorista ocorrido nesta sexta-feira, 22 de março, na sala de concertos do Crocus City Hall, localizada em Moscou, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia.

Segundo relatos, alguns terroristas vestidos com uniformes camuflados abriram fogo e um incêndio começou no prédio após uma explosão. O prédio foi evacuado, em meio a temores de desabamento.

Ocorreu uma tragédia. Os bombeiros estão trabalhando aqui, em Crocus. A área do incêndio é muito visível, 21 feridos foram hospitalizados, 4 em estado grave. Todo o resto ficará claro quando os trabalhos estiverem concluídos“, disse o governador Andrei Vorobyov.

Mais de 70 ambulâncias foram ao local e os médicos estão prestando a assistência necessária a todas as vítimas. Este já é considerado o pior ataque na Rússia em ao menos 20 anos.

Várias pessoas vestindo roupas camufladas e armadas com rifles invadiram o local antes de um show. O tiroteio começou simultaneamente no auditório e no saguão do salão, onde estava uma multidão de presentes. Os terroristas incendiaram as cadeiras do auditório, de onde as chamas se espalharam por quase todo o local.

Ataque terrorista

O Comitê de Investigação da Rússia abriu um processo criminal sobre o ataque terrorista. Um grupo operacional da agência foi ao local.

Por sua vez, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zajárova, qualificou o tiroteio como um “crime atroz”, destacando que se trata de “um ataque terrorista sangrento que ocorre diante dos olhos de toda a humanidade”.

Reações no mundo

Instituições e políticos de diversas partes do mundo já se manifestaram sobre o ataque. Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, México, Cazaquistão, Bielorrússia, Irã, Turquia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros, expressaram as suas sinceras condolências e condenaram a tragédia. A União Europeia também se juntou às condenações

Os EUA também comentaram o ataque, garantindo que as imagens do local “são horríveis e difíceis de ver”. Da Alemanha, chamaram este ataque de “horrível” e pediram que fosse esclarecido “rapidamente”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.