Avaliações

Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 mantém liderança, mas aceleração decepciona

Apesar do sucesso em vendas, com um total de 84.000 unidades vendidas em 2024, o Volkswagen T-Cross 2025 apresenta alguns pontos que merecem atenção

O Volkswagen T-Cross 2025, lançado em maio do ano anterior, continua a dominar o segmento de SUVs compactos no mercado brasileiro, com um total de 84.000 unidades vendidas em 2024. Apesar do sucesso em vendas, o modelo apresenta pontos que merecem atenção, como o comportamento do acelerador e o sistema de frenagem de emergência.

A versão Comfortline, avaliada na cor Vermelho Sunset, tem preço base de R$ 171.490, valor que pode chegar a R$ 183.980 com opcionais como revestimento parcial em couro (pacote Design View, R$ 3.190) e teto solar panorâmico, retrovisor eletrocrômico e sensor de chuva (pacote Sky View II, R$ 7.550). Apesar de incluir recursos como piloto automático adaptativo, o preço é considerado elevado para um SUV compacto com motor 1.0 Turbo.

Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 mantém liderança, mas aceleração decepciona
Foto: Reprodução/Volkswagen Amazon Mooca São Paulo, SP

Internamente, o Volkswagen T-Cross Comfortline oferece um bom espaço para um veículo compacto, tanto nos assentos dianteiros quanto traseiros. O acabamento segue a linha do Volkswagen Polo, com uso predominante de plástico, mas com melhorias no painel, que agora possui uma faixa central brilhante e revestimento emborrachado no lado do passageiro. As portas dianteiras também receberam um revestimento em tecido, embora em uma posição pouco funcional.

Em relação à motorização, o Volkswagen T-Cross Comfortline utiliza o conjunto 200 TSI, que foi ajustado para atender às novas normas de emissões (Proconve L8), resultando em uma resposta mais lenta do acelerador. Essa lentidão na resposta do pedal, tanto em saídas quanto em reduções de velocidade, foi notada e criticada durante os testes.

Usuários e a mídia especializada, como o site Auto Esporte, têm relatado o mesmo problema. A Auto Esporte publicou matéria sobre as reclamações acerca do atraso no acelerador em modelos da marca.

Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 mantém liderança, mas aceleração decepciona
Foto: Reprodução/Volkswagen Amazon Mooca São Paulo, SP

Apesar da lentidão do acelerador, o desempenho do T-Cross é considerado bom para a categoria dos SUVs 1.0 Turbo. A suspensão prioriza o conforto, proporcionando uma condução macia, sem ser excessivamente mole. No quesito consumo, o modelo apresentou uma média de 7,0 km/l com etanol durante o período de testes, valor que pode ser influenciado pelo uso do modo Sport. O Inmetro indica 8,2 km/l com etanol na cidade.

O Volkswagen T-Cross Comfortline vem com um pacote de equipamentos que inclui seis airbags, ar-condicionado com comandos sensíveis ao toque e central multimídia com tela de 10,1 polegadas. No entanto, itens como ar-condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico e auto hold não estão presentes.

Outro ponto negativo identificado foi o sistema de frenagem de emergência, que apresentou ativações em situações sem risco, como saídas de garagem em descida e manobras de estacionamento. Essas frenagens inesperadas e abruptas podem ser desconfortáveis e até assustadoras, segundo relatos.

Embora o Volkswagen T-Cross Comfortline continue sendo um dos SUVs compactos mais vendidos, a lentidão do acelerador e o acionamento desnecessário da frenagem de emergência são pontos críticos a serem considerados pelos compradores. Recomenda-se realizar um test-drive completo antes de tomar a decisão de compra.

Volkswagen T-Cross Comfortline 2025 mantém liderança, mas aceleração decepciona
Foto: Reprodução/Volkswagen Amazon Mooca São Paulo, SP

SUVs mais vendidos de 2024:

  • T-Cross: 84.000 unidades
  • Chevrolet Tracker: 69.000 unidades
  • Hyundai Creta: 69.000 unidades
  • Nissan Kicks: 60.000 unidades
  • Jeep Renegade: 53.000 unidades
  • Honda HR-V: 50.000 unidades

Consumo de Combustível (Etanol – cidade):

  • T-Cross 1.0 Turbo: 8,2 km/l
  • Fiat Fastback 1.0 Turbo: 8,4 km/l
  • Fiat Pulse 1.0 Turbo: 8,4 km/l
  • Honda HR-V (Aspirado): 8,8 km/l
  • Renault Kardian: 9,0 km/l
  • Fiat Pulse 1.3: 8,8 km/l

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.