A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit) e o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex-RN) marcarão presença na Fruit Logistica 2025, um dos eventos mais importantes do setor de frutas em nível global. A feira, que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, de 5 a 7 de fevereiro, reunirá os principais atores da cadeia produtiva, e a delegação brasileira terá a oportunidade de fortalecer sua posição no mercado internacional.
A participação na Fruit Logistica é vista como um passo estratégico para o crescimento do setor. Segundo Fábio Queiroga, presidente do Coex-RN e organizador da Expofruit, o evento oferece uma excelente chance para conquistar novos mercados, aumentar as vendas e solidificar as relações com clientes e parceiros. Ele destaca a importância de apresentar a excelência da produção brasileira, com ênfase no melão de Mossoró.
“Para a fruticultura brasileira é uma oportunidade de apresentar para o mundo a nossa excelente produção, já que teremos uma exposição de frutas com Indicação Geográfica. Será um momento para enfatizar o melão de Mossoró como um dos melhores do mundo pela sua qualidade, segurança alimentar e ambiental. Além de reforçar que ele é produzido na única Área Livre de Mosca das Frutas do Brasil”, afirma Queiroga.
Queiroga ressalta o reconhecimento crescente da qualidade das frutas brasileiras nos mercados globais, um fator crucial para o aumento das exportações. Ele explica que, a cada edição da feira alemã, o país avança no comércio internacional. “Durante a Fruit Logística visitamos diversos estandes de países importadores. Este ano vamos reforçar os contatos com os players da China, com objetivo de estreitar ainda mais as relações com este mercado. O Rio Grande do Norte tem vivido nos últimos anos um ótimo momento na fruticultura. Em 2024, chegamos perto dos US$ 200 milhões em exportações de frutas com um volume de 286 mil toneladas. Para 2025 a perspectiva é de crescimento da ordem de 10%”, detalha o presidente do Coex-RN.
A Expofruit, que acontecerá de 20 a 22 de agosto, também se beneficiará da presença na Fruit Logistica. A divulgação da feira potiguar, durante o evento em Berlim, atrairá diversos participantes do cenário internacional da fruticultura. “Sempre confirmamos a presença de várias empresas multinacionais ligadas ao setor no evento durante a feira mundial”, complementa Fábio.
A Fruit Logistica Berlim 2025 é considerada a maior feira do setor de frutas do mundo. O evento oferece um ponto de encontro ideal para empresas e profissionais apresentarem seus produtos e serviços, estabelecerem relações comerciais e acompanharem as últimas tendências e desenvolvimentos do setor. A expectativa para este ano é de receber até 90 mil visitantes e cerca de 3.200 empresas de 137 países.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.