Economia
Tendência

Dólar sobe com investidores de olho na ata do Fed; Ibovespa opera estável

A movimentação do mercado está fortemente influenciada pela expectativa em torno da divulgação da ata da última reunião de janeiro do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos.

O mercado financeiro brasileiro amanheceu nesta quarta-feira (19) com o dólar operando em leve alta. Às 09h20, a moeda americana registrava um aumento de 0,17%, sendo cotada a R$ 5,6985.

No dia anterior, o dólar apresentou uma baixa de 0,41%, fechando em R$ 5,6887. Com o desempenho recente, a moeda acumula:

  • Queda de 0,12% na semana;
  • Recuo de 2,54% no mês;
  • Perdas de 7,95% no ano.

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, iniciou suas operações às 10h. Na sessão anterior, o índice apresentou uma leve baixa de 0,02%, fechando aos 128.532 pontos. Com este resultado, o Ibovespa acumula:

  • Alta de 0,26% na semana;
  • Ganho de 1,91% no mês;
  • Alta de 6,87% no ano.

Expectativas do mercado

A movimentação do mercado está fortemente influenciada pela expectativa em torno da divulgação da ata da última reunião de janeiro do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. Naquela ocasião, o comitê de política monetária optou por manter a taxa básica de juros inalterada, na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano. 

Declarações recentes de membros do Fed também têm impactado as expectativas. Christopher Waller, diretor do Fed, mencionou que as novas restrições comerciais implementadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, devem ter um impacto modesto sobre os preços. Já Patrick Harker, presidente do Fed da Filadélfia, manifestou apoio à manutenção da política monetária estável.

Mary Daly, presidente do Fed de São Francisco, reforçou a necessidade de manter os custos dos empréstimos nos níveis atuais até que haja um progresso mais evidente no controle da inflação. Segundo Daly, “a política monetária precisa permanecer restritiva até… eu ver que estamos realmente continuando a progredir em relação à inflação”. 

As atenções do mercado se voltam para a divulgação da ata do Fed, buscando sinais sobre os próximos passos da política monetária americana e suas potenciais implicações para o cenário econômico global.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.