O mercado financeiro brasileiro amanheceu nesta quarta-feira (19) com o dólar operando em leve alta. Às 09h20, a moeda americana registrava um aumento de 0,17%, sendo cotada a R$ 5,6985.
No dia anterior, o dólar apresentou uma baixa de 0,41%, fechando em R$ 5,6887. Com o desempenho recente, a moeda acumula:
- Queda de 0,12% na semana;
- Recuo de 2,54% no mês;
- Perdas de 7,95% no ano.
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, iniciou suas operações às 10h. Na sessão anterior, o índice apresentou uma leve baixa de 0,02%, fechando aos 128.532 pontos. Com este resultado, o Ibovespa acumula:
- Alta de 0,26% na semana;
- Ganho de 1,91% no mês;
- Alta de 6,87% no ano.
Expectativas do mercado
A movimentação do mercado está fortemente influenciada pela expectativa em torno da divulgação da ata da última reunião de janeiro do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos. Naquela ocasião, o comitê de política monetária optou por manter a taxa básica de juros inalterada, na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano.
Declarações recentes de membros do Fed também têm impactado as expectativas. Christopher Waller, diretor do Fed, mencionou que as novas restrições comerciais implementadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, devem ter um impacto modesto sobre os preços. Já Patrick Harker, presidente do Fed da Filadélfia, manifestou apoio à manutenção da política monetária estável.
Mary Daly, presidente do Fed de São Francisco, reforçou a necessidade de manter os custos dos empréstimos nos níveis atuais até que haja um progresso mais evidente no controle da inflação. Segundo Daly, “a política monetária precisa permanecer restritiva até… eu ver que estamos realmente continuando a progredir em relação à inflação”.
As atenções do mercado se voltam para a divulgação da ata do Fed, buscando sinais sobre os próximos passos da política monetária americana e suas potenciais implicações para o cenário econômico global.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.