Variedades

CPI da Covid: PM confirma que recebeu pedido de propina em negociação de vacinas

(ANSA) – O policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira confirmou à CPI da Covid-19 no Senado nesta quinta-feira (1º) que recebeu um pedido de propina do então diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, em uma negociação para compra de vacinas.

Em depoimento à comissão parlamentar de inquérito, Dominguetti disse que a cobrança foi feita “exclusivamente” por Dias e correspondia ao valor de US$ 1 por dose (valor equivalente a quase R$ 5).

O policial alegou na CPI que trabalhava como representante da empresa Davati Medical Supply, que dizia ter 400 milhões de doses do imunizante anti-Covid da AstraZeneca, embora a multinacional anglo-sueca garanta que não usa intermediários para negociar vacinas.

“A informação que nós tínhamos era que o dono da Davati [Herman Cardenas] tinha acesso a alocadores do mercado que eram os proprietários dessa vacina”, declarou a testemunha, acrescentando que não sabia se a empresa tinha contrato com a AstraZeneca.

Cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, Dominguetti afirmou que trabalhava como intermediário em negociações de insumos farmacêuticos para “complementar renda”.

De acordo com ele, o pedido de propina foi feito durante um jantar em um restaurante em Brasília, na presença do tenente coronel do Exército Marcelo Blanco, que assessorava Dias, e de um “empresário” que, segundo o PM, ficava fazendo “anotações” em uma prancheta – Dominguetti disse não se lembrar do nome desse suposto empresário.

Após a revelação do escândalo, Dias foi exonerado do Ministério da Saúde.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.