A Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba, anunciou a intenção de realizar um novo concurso público para a área da saúde ainda este ano. A informação foi divulgada pelo secretário municipal de Saúde, Luís Ferreira Filho, durante uma entrevista na rádio Arapuan. Segundo ele, a administração municipal pretende solicitar a abertura de 2 mil vagas para diversas áreas, não se limitando apenas a cargos médicos.
“Já é prego batido e ponta virada que nós precisaremos realizar concurso público para Saúde ainda este ano”, afirmou o secretário. O objetivo principal do concurso é substituir os profissionais contratados por excepcional interesse público por servidores efetivos, além de atender às novas demandas da área da saúde no município.
Pleito de vagas
O secretário Luís Ferreira Filho informou que irá solicitar um total de 2 mil vagas. “Vou pleitear, pelo menos, 2 mil vagas. Isso é um pleito, que fique muito bem claro, para suprir tudo que vem de novo e fazer muitas substituições de quem é contratado por excepcional e interesse público por pessoas concursadas”. Contudo, ele ressaltou que esse número ainda precisará ser analisado e validado pelo prefeito e outras secretarias municipais, levando em consideração o impacto financeiro para a prefeitura.
A realização do concurso público gera um impacto financeiro significativo para a Prefeitura de João Pessoa, explicou o secretário. “Isso tem um impacto financeiro. A gente precisa realmente fazer esse estudo técnico, mas esse pleito será feito”. O estudo técnico será fundamental para definir o número exato de vagas e garantir que o concurso seja viável dentro do orçamento municipal.
Em 2024, a Prefeitura de João Pessoa já havia realizado concursos para agentes comunitários de saúde (ACS), com 282 vagas, e agentes de combate às endemias, com 150 vagas. Ambos os cargos exigiam ensino médio completo e ofereciam salários iniciais de R$2.424. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) foi o organizador desses concursos, que incluíram provas objetivas e curso de formação profissional.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.