O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025 está se aproximando. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que a publicação do edital está prevista para junho, com a oferta de cerca de 3 mil vagas.
Segundo a ministra, o termo de referência para a seleção da banca organizadora já está finalizado, e a divulgação oficial das informações contidas no edital pode ocorrer ainda esta semana ou na próxima.
O CNU 2025 trará duas novas carreiras, expandindo as áreas de atuação do concurso. Uma das carreiras estará ligada à defesa e segurança pública, enquanto a outra será voltada para o desenvolvimento socioeconômico.
“São duas carreiras muito importantes, que complementam as carreiras de política social, de analista de infraestrutura e de analista de tecnologia da informação”, afirmou Esther Dweck em entrevista à CNN Brasil.
Os salários iniciais para as novas carreiras devem variar entre R$ 9 mil e R$ 21 mil. A ministra informou ainda que já foram autorizadas outras carreiras nas áreas de saúde e administração.
Na quinta-feira, 24 de abril de 2025, o governo deve dar mais um passo para a contratação dos aprovados no último concurso em cargos que não exigem curso de formação.
“São cerca de 4,3 mil pessoas que a gente vai publicar a autorização de provimento para que elas possam ingressar no serviço público brasileiro nas próximas semanas, de preferência”, informou a ministra.
Convocação dos aprovados do CNU 2024
A previsão é que os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) comecem a ser convocados em maio.
A expectativa abrange os cargos de nível superior e médio dos oito blocos temáticos que não exigem cursos de formação. As nomeações serão autorizadas pelo MGI por meio de uma portaria unificada.
Após a autorização, os 16 órgãos e entidades federais participantes do concurso deverão publicar os atos de nomeação para dar posse aos aprovados.
Órgãos participantes do CNU 2025 (confirmados até o momento)
Embora a lista completa de órgãos para o CNU 2025 ainda não tenha sido divulgada, algumas instituições já confirmaram sua participação, conforme apurado pelo Portal N10:
- Fundação Biblioteca Nacional: 14 vagas
- Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): 20 vagas
- Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR): 10 vagas
- Instituto Brasileiro de Museus (Ibram): 28 vagas
- Ministério da Fazenda: 30 vagas
- Fundação Cultural Palmares: 10 vagas
O Ministério da Saúde também avalia a possibilidade de participar do CNU 2025, com um aval para preencher 319 vagas efetivas.
Novas carreiras transversais
As duas novas carreiras transversais do Poder Executivo, criadas no final de 2024, são:
- Analista técnico de Justiça e Defesa;
- Analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.
Ambas as carreiras são de nível superior e aguardam autorização para concurso por parte do governo. A natureza transversal dessas carreiras permite que seus profissionais atuem em diferentes órgãos da Administração Pública Federal Direta, de acordo com as necessidades.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.