Natal

Natal sedia primeiro ‘Encontro Nacional de Física’ realizado no Nordeste

Pela primeira vez no Nordeste, o Encontro Nacional de Física será sediado em Natal, no Rio Grande do Norte. Em uma união de esforços entre o Departamento de Física Experimental (DFTE) da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e o Instituto de Internacional de Física (IFF), o evento acontece de 3 a 7 de setembro, com atividade nos hotéis Praiamar, Rifoles e Pontalmar.

Em comemoração aos 50 anos da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e, também, para estimular a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas, a edição deste ano do encontro será especial. Diversos eventos regulares realizados pela SBF vão acontecer simultaneamente no encontro. Isso possibilita o intercâmbio entre estudiosos dos mais variados âmbitos científicos.

O professor Carlos Chesman, chefe do DFTE ressalta a importância de um encontro desse porte acontecer na cidade. “Natal e a UFRN já podem ser considerados polos atrativos para a ciência e tecnologia. O sucesso do evento só vai corroborar isso”, completou.

Entre os destaques da programação estão palestras dos pesquisadores Fernando Quevedo (International Centre for Theoretical Physics), Harry Swinney (University of Texas at Austin), Jeffrey Hangst (Aarhus University and CERN), Nathaniel Fisch (Princeton University),Paul Chu (University of Houston), Paul Davies (Arizona State University) e Svein Sjoberg (University of Oslo).

Além deles, o evento ainda conta com muitos estudiosos das áreas de matéria condensada e materiais, física estatística e computacional, física biológica, ótica e fotônica, física atômica e molecular, física de partículas e campos, física nuclear, física dos plasmas e pesquisa em ensino de física.

As informações detalhadas e programação completa podem ser consultadas no site oficial do evento.

Física no Parque

Paralelamente ao evento, também acontece, de 2 a 6 de setembro, no Parque da Cidade, o evento Física no Parque, com uma série de atividades gratuitas, abertas ao público e destinadas, especialmente, aos alunos da educação básica e a professores.

O evento de divulgação científica é organizado por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade de São Paulo (USP) e conta com exposições de experimentos, palestras, oficinas de brinquedos científicos relacionados aos princípios de Física e ao cotidiano do visitante, observações com telescópios, e mostras de Astronomia e sessões com o Planetário Barca dos Céus, coordenado pela professora Auta Stella.

Não é necessária inscrição prévia para participar. A programação completa do evento pode ser vista neste link.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.