A obra de engorda da Praia de Ponta Negra, um dos cartões-postais de Natal, alcançou a marca de 90% de conclusão, o que corresponde a 4,05 km de extensão. A informação foi confirmada pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita.
A previsão é que os trabalhos sejam totalmente finalizados até o dia 31 de janeiro. Segundo o secretário, já foi depositado mais de 1 milhão de m³ de areia por meio de aterro hidráulico.
Mesquita destacou que o avanço do serviço tem sido constante desde a retomada em setembro, após uma breve paralisação. “O aterro hidráulico já está muito próximo do Morro do Careca, faltando cerca de 600 metros para concluirmos essa etapa“, afirmou. Atualmente, o ponto de referência do aterro está localizado próximo à descida da rua Erivan França, um dos acessos mais populares à praia.
Próximos passos: urbanização da orla
Concluída a etapa de engorda, a Prefeitura de Natal já planeja a urbanização da orla de Ponta Negra. Segundo Mesquita, o projeto de um novo calçadão está em desenvolvimento, mas sua execução dependerá do tempo de consolidação do solo do aterro hidráulico. “Precisamos de aproximadamente dois anos para que o material colocado na praia estabilize, garantindo que a estrutura não ceda com o tempo“, explicou o secretário.
Durante esse período, a prefeitura pretende avançar na elaboração dos projetos executivos e na obtenção das licenças necessárias para iniciar as obras de urbanização. A ideia é promover um concurso público para selecionar o melhor projeto para a nova orla, buscando uma intervenção moderna, sustentável e que respeite as características naturais da região.
Manutenção e ordenamento da Praia
Enquanto a urbanização não é iniciada, o município continuará investindo na manutenção da nova faixa de areia e no ordenamento das atividades na praia. As ações incluem a limpeza diária do local, especialmente do aterro hidráulico, e a fiscalização para garantir o cumprimento das regras. “Estamos sendo muito elogiados pelo processo de ordenamento. Conseguimos organizar a praia sem prejudicar quem depende dela para trabalhar e, ao mesmo tempo, oferecendo mais segurança e conforto para os frequentadores“, pontuou Mesquita.
A manutenção da infraestrutura da orla após a conclusão da obra também é uma prioridade da prefeitura. A secretária da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Shirley Menezes, informou que o contrato de manutenção da orla já existe e está sendo adequado para atender à nova demanda decorrente do aumento do fluxo de pessoas na praia.
“Nós já temos um contrato de manutenção que abrange calçadas, escadarias, o deck e a parte da areia. Esse contrato está sendo adequado para atender essa nova demanda após a engorda. A previsão é de que até a conclusão do aterro hidráulico, no final do mês, nosso contrato com essa abrangência já esteja vigente“, afirmou.
Além da intervenção para ampliar a faixa de areia, a Prefeitura de Natal já iniciou o processo de ordenamento da orla. Segundo Thiago Mesquita, o reordenamento de Ponta Negra vem sendo realizado de forma gradual nos últimos anos e envolve várias etapas, como o cadastro de trabalhadores, o zoneamento da praia e a fiscalização contínua. “Primeiro, fizemos o cadastro de todos os profissionais que atuam na praia, divididos em quatro categorias: ambulantes, locadores, quiosqueiros e rendeiras. Esse cadastro foi congelado, ou seja, novos trabalhadores não podem entrar sem autorização do município“, explicou.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.