Rio Grande do Norte
Tendência

Itep-RN moderniza emissão da Carteira de Identidade Nacional com novo sistema de agendamento online

O novo documento contará também com uma versão digital, semelhante ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) anuncia a implementação de um novo sistema de agendamento online para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), a partir da próxima segunda-feira, 17. A iniciativa visa otimizar o acesso da população ao serviço, tornando o processo mais ágil e eficiente.

Com a nova plataforma, o agendamento será realizado integralmente via internet. Ao selecionar uma vaga na Central do Cidadão de sua preferência, o cidadão terá a vaga automaticamente reservada.

Como agendar:

O processo é simples e intuitivo:

  1. Acesse o site oficial de agendamento do Itep-RN: https://agendamento.itep.rn.gov.br (o endereço estará disponível a partir de segunda-feira, 17).
  2. Escolha a Central do Cidadão mais conveniente e selecione a vaga desejada. A vaga será reservada automaticamente.
  3. Após a seleção, o sistema concederá um prazo de 10 minutos para o preenchimento de todas as informações solicitadas.
  4. Concluído o cadastro dentro do tempo estipulado, o agendamento estará confirmado para o dia e horário escolhidos.

O Itep ressalta que a modernização do sistema foi desenvolvida por servidores da Divisão de Gestão de Tecnologia da Informação do próprio instituto. 

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. Para emissão, são necessários os seguintes documentos:

Documentos obrigatórios:

  • Certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada)
  • Comprovante de residência
  • CPF

Documentos opcionais:

Sobre a Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem como objetivo unificar o documento de identificação em todo o país. Anteriormente, cada cidadão poderia ter até 27 números de RG diferentes, um por estado, além do CPF. Com a CIN, o CPF passa a ser o número único de identificação.

O novo documento contará também com uma versão digital, semelhante ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Embora o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) permita o uso da versão antiga da carteira de identidade até 2032, o Itep recomenda a atualização do documento em casos de foto desatualizada, desgaste, dados ilegíveis ou alteração de nome. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário. Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop. MTB Jornalista 0002472/RN E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.