O Governo do Estado da Paraíba oficializou a desapropriação de uma área para a construção do hangar do aeródromo público de Cuité. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, declara de “utilidade pública” uma faixa de 12 hectares, localizada na zona urbana do município e pertencente a Francisco Souto Macedo.
Com caráter de urgência, a desapropriação autoriza a Procuradoria-Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Recursos Hídricos a adotarem as providências necessárias para a aquisição da área, seja por meio de acordo amigável ou via judicial. A iniciativa visa impulsionar a infraestrutura aeroviária da região, promovendo o desenvolvimento local.
O Aeródromo de Cuité
O aeródromo de Cuité, de natureza pública, já conta com infraestrutura básica, incluindo um hangar para manutenção, abastecimento e outras operações aeronáuticas. Seu pátio de estacionamento de aeronaves possui aproximadamente 3.375 m² e sua pista de pouso e decolagem mede 800 metros de comprimento por 18 metros de largura, com faixa de pista de 920m por 60m. O investimento total no aeródromo é de R$ 1.929.549,42.
As melhorias nos aeródromos estaduais, incluindo o de Cuité, fazem parte da política de interiorização e integração do Governo da Paraíba, com foco em oportunidades de desenvolvimento em todo o estado. Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh) tem acelerado as obras de modernização dessas estruturas.
Os investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões, com recursos estaduais e federais, visam adequar os aeródromos aos padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), permitindo operações de voos comerciais e domésticos, além de emergências. As melhorias incluem construção ou ampliação de pistas, cercamento e balizamento noturno. Atualmente, os aeródromos de Monteiro, Catolé do Rocha, Itaporanga e Sousa estão em diferentes fases de execução dessas melhorias.
Outras melhorias em Aeródromos na Paraíba
Além dos aeródromos citados, os de Patos, Guarabira, Araruna, Conceição e Juazeirinho também estão contemplados no plano de modernização. O aeródromo de Princesa Isabel está sendo executado em parceria entre o município e o governo estadual. Os trabalhos de adequação das cercas incluem a substituição de arames farpados por telas de alumínio, fixadas em estruturas de concreto.
É importante distinguir aeródromos de aeroportos. Enquanto aeródromos são qualquer superfície destinada a pousos, decolagens e movimentação de aeronaves, os aeroportos precisam cumprir requisitos operacionais mínimos para serem assim definidos. Ou seja, todos os aeroportos podem ser referidos como aeródromos, mas o inverso não é verdadeiro.
Cuité, sede da 4ª Região Geoadministrativa da Paraíba, possui uma população estimada em 20.205 habitantes (dados de 2024 do IBGE), em uma área territorial de 741,840 km².
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.