A Volkswagen está considerando uma variedade de nomes para sua nova picape intermediária, que substituirá a Saveiro em 2026. Entre as opções registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) estão Udara, Airon e Tukan. O modelo, conhecido internamente como projeto VW247, terá versões tanto para o trabalho quanto para o lazer, buscando competir com Fiat Strada, Chevrolet Montana e Fiat Toro.
O registro de múltiplos nomes, incluindo Acron, Arena e Tagro, segue uma estratégia já utilizada pela Volkswagen para despistar a concorrência. A empresa planeja realizar pesquisas com potenciais clientes para determinar qual nome terá a melhor aceitação no mercado.
A futura picape será construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada por Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e o futuro Tera. Seu porte será similar ao da Chevrolet Montana, com cerca de 4,75 metros de comprimento e 2,80 metros de entre-eixos. A suspensão dianteira será herdada do T-Cross, enquanto a traseira utilizará um eixo rígido com molas semielípticas, similar ao da Strada, para garantir robustez nas versões de trabalho.
Motorização híbrida
Espera-se que a picape VW247 seja lançada com o motor 1.5 TSI Evo2 flex, combinado a um câmbio automático de oito marchas. Além disso, o veículo deverá contar com um sistema híbrido leve de 48 Volts, tornando-se o primeiro eletrificado produzido pela marca no Brasil.
A produção ocorrerá em São José dos Pinhais (PR), junto com T-Cross e Virtus, dentro de um pacote de investimentos de R$ 3 bilhões. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2026, com preços entre R$ 120 mil e R$ 180 mil.
Chevrolet Captiva EV retorna ao Brasil
Além da Volkswagen, a Chevrolet também prepara novidades para o mercado brasileiro. O Captiva, SUV médio que foi vendido no Brasil entre 2008 e 2017, está confirmado para retornar em versão elétrica. O novo Captiva EV será baseado no chinês Wuling Starlight S, seguindo a estratégia de rebadge já utilizada no Spark EUV.
O Captiva EV fará parte do pacote de cinco lançamentos da GM no Brasil em 2025. As primeiras unidades já chegaram ao país para testes finais de engenharia e homologação.
As mudanças visuais em relação ao Wuling Starlight S são mínimas. A dianteira exibe a gravata da Chevrolet, mas mantém o mesmo esquema de faróis divididos. A traseira também segue o mesmo design do SUV chinês, com apenas os emblemas alterados.
Espera-se que as dimensões sejam as mesmas do Starlight S: 4,75 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. O porta-malas deve ter capacidade para 610 litros.
Interior e tecnologia
O painel do Captiva EV será praticamente o mesmo do Wuling Starlight S, com quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e central multimídia de 15,6 polegadas com reconhecimento de voz e atualizações por nuvem. O pacote de segurança deverá incluir recursos como ACC (controle de cruzeiro adaptativo), frenagem autônoma de emergência e sensor de tráfego traseiro.
Motorização elétrica
O motor elétrico deverá entregar 204 cv de potência, alimentado por um pacote de baterias de 60 kWh. A autonomia, no padrão chinês WLTC, é de 510 km, mas espera-se que seja menor no Brasil, devido aos padrões de medição do Inmetro.
O lançamento do Chevrolet Captiva EV está previsto para os próximos meses, possivelmente na versão Premier.
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