Automóveis
Tendência

Volkswagen aposta no ID.1, o novo Up! elétrico com preço acessível previsto para 2027

A Volkswagen planeja revolucionar o mercado de carros de entrada com o ID.1, um subcompacto elétrico com lançamento previsto para 2027. Inspirado no conceito ID.Every1, o modelo busca repetir o objetivo do antigo Up!, mas agora com uma proposta totalmente elétrica e mais tecnológica.

O principal atrativo do ID.1 será seu preço estimado de 20 mil euros (aproximadamente R$ 125 mil). Esse valor é similar ao que a empresa planeja cobrar no Brasil pelo SUV de entrada Tera, mas com a vantagem de ser um hatch elétrico subcompacto, focado na mobilidade urbana sustentável.

Apesar de ter sido uma das primeiras montadoras a investir em uma linha de carros elétricos com a plataforma MEB, a Volkswagen enfrentou desafios com os modelos ID.3 e ID.4, como preços elevados, autonomia limitada e design pouco atraente. Esses fatores impactaram as vendas, com o Golf superando significativamente o ID.3 em número de unidades vendidas na Europa em 2024 (216 mil contra 54 mil).

O ID.1 chega para corrigir essa trajetória, competindo diretamente com o Citroën e-C3 e o Renault 5, que já oferecem opções elétricas acessíveis no mercado europeu. A Volkswagen busca equilibrar o preço com a concorrência chinesa, mesmo com as tarifas de importação.

Como será o Volkswagen ID.1?

O ID.1 seguirá a mesma plataforma MEB de tração dianteira do ID.2All, com lançamento previsto para 2026 e preço de entrada de 25 mil euros. A adoção das expressões “All” e “Every1” nos nomes dos conceitos demonstra a intenção da Volkswagen de democratizar o acesso aos carros elétricos.

Dimensões

Com 3,88 metros de comprimento, o ID.1 se posiciona entre o Up! e o Polo em tamanho. O modelo deve oferecer espaço interno para quatro adultos e um porta-malas com capacidade de 305 litros. A largura generosa de 1,81 metro e a área envidraçada contribuem para o design urbano.

O design do ID.1 remete aos modelos clássicos da Volkswagen, com linhas retas e características visuais marcantes. O interior apresenta um painel com um quadro de instrumentos digital e uma central multimídia com botões físicos para controle do ar-condicionado e do sistema de áudio, atendendo às preferências dos consumidores europeus. Esse visual mais tradicional pode ser uma vantagem, já que vendas da Volkswagen caíram em 2024, com destaque para a desaceleração na China.

O console central oferece flexibilidade, podendo ser utilizado como apoio de braço ou como prateleira para os passageiros traseiros. Os bancos também são ajustáveis, proporcionando diferentes configurações para o interior do veículo.

Motorização

O ID.1 será equipado com um motor elétrico de 95 cv de potência, com velocidade máxima de 130 km/h e autonomia mínima de 250 km (ciclo WLTP). A Volkswagen ainda não divulgou informações sobre o tipo e a capacidade das baterias.

A produção do ID.1 e do ID.2 será realizada em conjunto com as subsidiárias europeias Skoda e Cupra, nas fábricas de Martorell (Espanha) e Pamplona (Espanha).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.