Automóveis
Tendência

Toyota lança SUV elétrico bZ3X na China com preço atraente e ultrapassa 10 mil pedidos

O veículo é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro, tornando-o um modelo de tração dianteira.

A Toyota expandiu sua linha de veículos elétricos bZ com o lançamento do SUV bZ3X, desenvolvido em colaboração com a GAC Motor. O mercado chinês será o principal foco inicial deste novo modelo, que se destaca por seus preços competitivos, posicionando-se como uma opção mais acessível em comparação com concorrentes da BYD e da própria GAC. Para o mercado brasileiro, a Toyota aposta em biocombustíveis e eletrificação e anuncia expansão no País.

O bZ3X tem um preço inicial de 109.800 yuans (aproximadamente R$ 87.600 em conversão direta, sem impostos). Para fins de comparação, o BYD Yuan Plus começa em 116.800 yuans (R$ 93.000), enquanto o GAC Aion V tem um preço inicial de 129.800 yuans (R$ 103.500).

O preço competitivo e o pacote de equipamentos atraíram um grande número de consumidores. A Toyota registrou mais de 10.000 pedidos do bZ3X em apenas 60 minutos após o início das ofertas, resultando em uma breve instabilidade na página de reservas devido ao alto tráfego. 

Dimensões e design

Com dimensões semelhantes ao RAV4, o bZ3X possui 4,60 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,64 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,76 metros. O peso varia entre 1.690 e 1.835 kg. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, enquanto a traseira é semi-independente com barra de torção transversal. O veículo é equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro, tornando-o um modelo de tração dianteira.

O design segue a filosofia da linha bZ, com uma dianteira pontiaguda e faróis interligados. A traseira apresenta lanternas finas e horizontais. As laterais exibem um teto alto, portas amplas e maçanetas escamoteáveis.

Interior e tecnologia

O interior apresenta um design minimalista com diferentes materiais no painel. O sistema de entretenimento possui uma tela de 14,6 polegadas, equipada com o processador Qualcomm Snapdragon 8155. O painel de instrumentos é digital, com 8,8 polegadas. O sistema de áudio Yamaha possui 11 alto-falantes.

Versões e especificações técnicas

O bZ3X está disponível em várias versões, cada uma com diferentes especificações de bateria e autonomia:

  • 430 Air: Preço inicial de 109.800 yuans, com bateria LFP de 50,03 kWh e autonomia de 430 km (ciclo CLTC).
  • 430 Air+: Adiciona recursos extras, com preço de 119.800 yuans (R$ 95.500).
  • 520 Pro e 520 Pro+: Bateria de 58,37 kWh, autonomia de 520 km (ciclo CLTC). Os preços são de 120.980 e 139.800 yuans (R$ 96.500 e R$ 111.500).

As versões 430 e 520 contam com um motor elétrico de 204 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.

  • 610 Max: Bateria de 67,92 kWh e autonomia de 610 km. O motor oferece 224 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O preço é de 159.800 yuans (R$ 127.500).

As versões 520 Pro e 610 Max podem incluir teto panorâmico de vidro com 1,14 m² e sistema LiDAR, que opera as funções do sistema semi-autônomo, incluindo 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos equipados com o Nvidia Drive AGX Orin X.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.