A Kia prepara o lançamento do sedã médio K4 no Brasil para 2025, marcando o retorno da montadora a este segmento após a descontinuação do Cerato em 2023. O novo modelo, importado do México, tem como principais concorrentes o Toyota Corolla e o Nissan Sentra. A confirmação veio do presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, em entrevista ao podcast do canal
.
Um dos destaques do K4 é seu visual menos conservador em comparação com os rivais. A dianteira apresenta faróis verticais conectados por uma grade fina, enquanto as laterais exibem linhas retas e maçanetas traseiras camufladas na coluna. A traseira, com um design cupê, culmina em um porta-malas com lanternas em formato de U invertido.
No interior, o K4 adota o padrão de design dos modelos mais recentes da Kia, com três telas. Duas delas, de 12,3 polegadas cada, formam o painel de instrumentos e a central multimídia. Uma terceira tela de 5 polegadas é destinada aos comandos do ar-condicionado.
As dimensões do K4 são: 4,71 metros de comprimento, 2,72 m de entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,44 m de altura, sendo ligeiramente maior que o Corolla. A motorização do modelo para o mercado brasileiro ainda não foi divulgada por Gandini. No México, o K4 oferece duas opções de motor: um 2.0 de quatro cilindros com 147 cv e 18,2 kgfm de torque, com câmbio manual de seis marchas ou automático CVT de oito velocidades simuladas, e um 1.6 turbo com 190 cv e 26,9 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas.
K3: Lançamento Adiado
A chegada do sedã compacto K3, que havia sido antecipada para 2025, foi adiada devido a questões de motorização. O modelo não atenderia às novas normas de emissões do Proconve L8, que entram em vigor em 1º de janeiro. A Kia estuda usar o motor 1.0 turbo do Hyundai HB20 ou um sistema híbrido leve, o que demandará mais tempo para adaptação e, consequentemente, atrasará o lançamento do K3 no Brasil.
Outras Novidades da Kia para 2025
Apesar dos atrasos, a Kia confirmou outros lançamentos para 2025, incluindo o SUV elétrico EV3, o SUV grande EV9 (com início das vendas previsto para o segundo semestre), e o facelift do Sportage. A picape Tasman ainda depende da definição da produção local, com a possibilidade de ser fabricada no Uruguai, e o Sorento a diesel está programado para chegar ao mercado brasileiro em janeiro.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.