A Kia anuncia o retorno ao segmento de sedãs médios no Brasil com a chegada do K4 em 2025. O modelo, que substituirá o Cerato, será importado do México e buscará competir diretamente com o Toyota Corolla e o Nissan Sentra. A confirmação foi feita por José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil, em entrevista ao podcast do canal A Roda.
O K4 se destaca pelo design menos conservador em relação aos concorrentes. A dianteira apresenta faróis verticais unidos por uma grade fina. As laterais possuem linhas retas e maçanetas traseiras camufladas na coluna. A traseira tem um estilo cupê, com queda acentuada e lanternas em formato de U invertido.
Internamente, o K4 segue a tendência dos modelos mais recentes da Kia, com um painel composto por três telas. As duas principais, com 12,3 polegadas cada, exibem o painel de instrumentos e a central multimídia. Há ainda uma tela de 5 polegadas dedicada aos comandos do ar-condicionado.
As dimensões do Kia K4 são: 4,71 metros de comprimento, 2,72 metros de entre-eixos, 1,85 metros de largura e 1,44 metros de altura, sendo ligeiramente maior que o Corolla. A motorização para o mercado brasileiro ainda não foi divulgada. No México, o K4 é oferecido com um motor 2.0 de quatro cilindros, 147 cv de potência e 18,2 kgfm de torque, com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático CVT de oito velocidades simuladas. Há também a opção de um motor 1.6 turbo, com 190 cv e 26,9 kgfm, combinado com uma transmissão automática de oito marchas.
K3: lançamento adiado
O sedã compacto K3, que também estava previsto para 2025, teve seu lançamento adiado devido a problemas com as novas normas de emissões do Proconve L8, que entram em vigor em 1º de janeiro. A Kia está avaliando alternativas, como o uso do motor 1.0 turbo do Hyundai HB20 ou um sistema *híbrido leve*. Essa adaptação acabou postergando sua chegada ao Brasil.
Outras novidades da Kia para 2025
Apesar do atraso do K3, outras novidades da Kia estão confirmadas para 2025. O SUV elétrico EV3 será lançado no Brasil, mas ainda sem data definida. O modelo EV9 e a reestilização do Sportage também estão confirmadas para o segundo semestre de 2025.
A picape Tasman depende da produção local, com estudos para fabricação no Uruguai. O Sorento a diesel já está a caminho do Brasil, com previsão de chegada em janeiro.
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