O mercado automotivo brasileiro se prepara para receber novidades impactantes no segmento de SUVs em 2025. A GWM (Great Wall Motors) promete lançar o Haval H4, um SUV híbrido flex de entrada, enquanto a Volkswagen confirmou a chegada do Tera, um SUV popular que resgata o nome de uma versão clássica do Up!.
Apesar do atraso no início da produção em sua fábrica de Iracemápolis (SP), a GWM planeja compensar com o lançamento de modelos como a picape média Poer, o SUV Haval H6 e o novo SUV de entrada, Haval H4. Este último, com preço estimado abaixo de R$ 200 mil, promete um consumo de até 26 km/l. O Autoesporte teve a oportunidade de testar o modelo em Santiago (Chile).
O Haval H4, conhecido em outros mercados como Chitu, Jolion ou Jolion Pro, é um híbrido pleno (HEV) equipado com baterias de 1,6 kWh. Seu conjunto mecânico é similar ao do H6 HEV2, combinando um motor 1.5 turbo quatro cilindros 16V, com injeção direta e ciclo Miller, e dois motores elétricos dianteiros (um gerador e outro de tração). A potência combinada chega a 243 cv, com torque de 54 kgfm. A tração é 4×2 dianteira, e o câmbio DHT possui apenas duas marchas mecânicas para velocidades de cruzeiro. Segundo dados da GWM do Chile, o consumo urbano é de 26 km/l, enquanto o rodoviário é de 16,6 km/l.
As dimensões do Haval H4 o posicionam como um SUV médio, com 4,47 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. Medidas próximas às de concorrentes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. Inclusive, o Toyota Corolla Cross 2026 já apresenta novidades em tecnologia e segurança.
Ainda não há confirmação se o Haval H4 será lançado no Brasil já com a tecnologia híbrida flex, mas a expectativa é que isso aconteça em algum momento. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2025, mas pode ser adiado para 2026.
Volkswagen Tera: SUV de entrada com DNA do Up!
![GWM Haval H4 e Volkswagen Tera prometem agitar o mercado de SUVs no Brasil em 2025 2 Volkswagen Tera: novo SUV compacto chega no Carnaval de 2025 para acirrar disputa no mercado](https://portaln10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Volkswagen-Tera-scaled.webp)
A Volkswagen também prepara uma novidade para o mercado de SUVs: o Tera. A apresentação oficial está marcada para o dia 2 de março, durante o Carnaval carioca. Um teaser revelou que a versão topo de linha se chamará “High”, nome já utilizado na versão mais cara do finado Up!
O Tera se posicionará abaixo de Nivus e T-Cross, com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. A versão mais cara poderá vir equipada com rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis de LED afilados, semelhantes aos do Nivus.
Sob o capô, o Tera deverá oferecer duas opções de motorização. A versão mais completa poderá utilizar o motor TSI 170 de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Já as versões de entrada poderão vir com o motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv do Polo Track.
Construído sobre a plataforma MQB A0, o Tera terá design inspirado em modelos europeus da Volkswagen, com toques de Tiguan. As medidas serão próximas às de Polo e Nivus, com entre-eixos de 2,57 metros. A Volkswagen aposta em um interior diferenciado para o Tera, mas alguns itens serão compartilhados com o Nivus, como a central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas.
O novo SUV de entrada da Volkswagen será produzido em Taubaté (SP) e utilizará a estrutura do Skoda Fabia, incluindo o formato das colunas A e B, das portas laterais, a base dos painéis internos e o banco traseiro. O modelo competirá diretamente com Renault Kardian e Fiat Pulse. Modelos como o Renault Duster 2026 também chegam ao mercado com visual renovado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.