O mercado automotivo brasileiro apresenta novidades importantes para o segmento de picapes e veículos utilitários. A Fiat anunciou a nova motorização para a Toro 2025, enquanto a Ford Pro revelou a linha 2026 da Transit, com diversas atualizações e novas versões.
A Fiat Toro 2025 agora segue a linha de modelos da Stellantis, adotando o motor Multijet 2.2 turbodiesel. Este propulsor entrega 200 cv de potência e 45,8 kgfm de torque, representando um aumento significativo em relação ao antigo motor 2.0 turbodiesel. Segundo a Fiat, o novo motor oferece 18% mais potência e 29% mais torque, o que se traduz em 30 cv e 10,1 kgfm extras.
Desempenho aprimorado:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos (versão Volcano).
- Retomada de 60 a 100 km/h em 6 segundos (versão Volcano).
- Velocidade máxima de 201 km/h.
De acordo com Frederico Battaglia, vice-presidente da Fiat na América do Sul, a Toro agora oferece uma experiência de direção única, com a capacidade de atingir 120 km/h em uma rotação abaixo de 1500 rpm, proporcionando conforto e economia. O Inmetro reporta um consumo de combustível de até 10,5 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada.
Além do motor, a Toro 2025 recebeu ajustes na transmissão automática de nove marchas, com um novo conversor de torque e um diferencial mais longo. A suspensão também foi recalibrada, e os freios dianteiros foram aumentados para 330 mm de diâmetro. Esteticamente, a picape não apresentou grandes mudanças, e os preços foram mantidos: R$ 206.990 para a versão Volcano e R$ 224.990 para a Toro Ranch.
Ford Transit 2026: novas versões e tecnologias
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A Ford Pro apresentou a linha 2026 da Transit, com novidades em todas as carrocerias: simples, furgão e vidrada. Visualmente, as mudanças são sutis, com o novo logotipo da Ford na dianteira e o novo emblema na traseira.
Interior e tecnologia:
- Novo painel de instrumentos de oito polegadas.
- Central multimídia aprimorada de 12 polegadas.
- Novos equipamentos de assistência ao motorista.
Entre as novas versões, destaca-se o Furgão Cargo, com PBT de 4 toneladas, e a vidrada longa, com opção para até 18 passageiros, que pode ser configurada como van escolar para até 29 lugares. Essas versões possuem rodado simples, otimizando o espaço e reduzindo custos com pneus e pedágio.
A Transit Chassi, disponível nas configurações curta e longa (PBT de 3,5 a 4,7 toneladas), agora oferece rebatimento elétrico dos retrovisores, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático e ar-condicionado digital. A Transit Minibus adiciona monitoramento de ponto cego, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado digital, além de piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema de manutenção em faixa, farol alto automático e alerta de colisão.
Todas as versões da Transit são equipadas com o motor 2.0 turbodiesel EcoBlue de 165 cv e 39,7 kgfm de torque, com opção de transmissão manual de seis marchas ou automática de 10 velocidades. A Ford também anunciou a ampliação da garantia para 24 meses, sem limite de quilometragem.
Preços da linha Transit 2026:
- Transit Chassi: R$ 282.900
- Transit Furgão: R$ 297.900
- Transit Minibus: R$ 354.900
- E-Transit: Sob consulta
A Ford destaca que os custos de operação da Transit são inferiores aos do principal concorrente, Mercedes-Benz Sprinter, em até R$ 90 mil, considerando manutenção, combustível, seguro e cesta de peças. Se você se interessa por outras novidades do mercado, confira também sobre a nova geração do Hyundai Kona Hybrid chega ao Brasil em abril com visual futurista, outra grande atualização automotiva.
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