Flagras do que parece ser o novo SUV elétrico da Xpeng surgiram no Weibo, rede social chinesa, no dia 8 de janeiro. Usuários da internet especulam que o modelo será batizado de G7. A chefe de relações públicas da marca reforçou os rumores ao indicar que um “carro muito potente” será apresentado nesta semana nas listas do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China.
Visualmente, o novo carro aparenta ser ligeiramente maior que o atual G6 e, pela traseira, sugere um estilo SUV cupê. Acredita-se que o design siga a linguagem do P7+.
A ênfase do novo veículo, segundo informações, será no conforto ao dirigir, consumo de energia e direção autônoma. Espera-se que o consumo de energia se equipare ao do Onvo L60, em torno de 12,1 kWh/100 km.
Em relação à direção autônoma, a Xpeng planeja se afastar dos chips da Nvidia, sendo possível que este seja o primeiro modelo a usar um chip próprio. O sistema XNGP, com a inteligência artificial Hawk, estará presente, sendo um sistema puramente baseado em visão, sem necessidade de Lidar.
Comentários da chefe de relações públicas da Xpeng indicam que o novo carro pode ter versão com motorização dupla, algo que o P7+ não oferece atualmente. É provável que o G7 se posicione entre o tamanho do G6 (4753 mm de comprimento, 1920 mm de largura e 1650 mm de altura) e o G9 (4891 mm de comprimento, 1937 mm de largura e 1670 mm de altura).
Caso a listagem no MIIT ocorra ainda neste mês, conforme esperado, as vendas do G7 devem começar no final do segundo trimestre. A Xpeng busca um SUV de sucesso para complementar o bom momento que tem vivido com os sedãs Mona M03 e P7+. Com as exportações representando uma parcela cada vez maior de suas vendas, o G7 deverá ter sido projetado com foco no mercado internacional.