A Volkswagen atualizou a linha 2026 do Nivus e trouxe de volta a versão de entrada Sense, voltada principalmente para o público PcD e frotistas. Depois de alguns meses fora do catálogo, ela retorna como uma opção mais acessível, custando R$ 119.990. A estratégia segue a mesma adotada com o T-Cross.
Mesmo sendo a mais simples, a versão Sense não é tão básica assim. Vem equipada com 6 airbags, freios ABS, sistema de frenagem de emergência, painel digital de 8”, central multimídia VW Play com tela de 10,1”, câmera de ré e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Para manter o preço, perde rodas de liga-leve (substituídas por aço com calotas escuras), tem ar-condicionado manual e lanternas em LED apenas nas extremidades.
Logo acima está a versão Comfortline, por R$ 143.490. Ela traz mais conforto e tecnologia, como ar-condicionado automático com saídas traseiras, rodas de liga leve aro 16″, chave presencial, botão de partida, controle de velocidade adaptativo (ACC) e sensor de estacionamento. Ainda há opcionais como rodas aro 17″ (R$ 2.050) e sistema VW Play Connect (R$ 1.590).
No interior, a Comfortline se destaca por um painel com acabamento mais refinado, incluindo detalhes em preto brilhante e partes em tecido nos apoios de braço dianteiros. Já nas portas traseiras, o acabamento é todo em plástico rígido. A paleta de cores é ampla, com seis opções entre sólidas, metálicas e especiais.
A versão topo de linha continua sendo a Highline 200 TSI, ao menos até a chegada da GTS. Por R$ 160.790, ela entrega rodas aro 17″, bancos de couro, retrovisores elétricos com rebatimento, espelho interno fotocrômico, filete de LED entre os faróis e detector de fadiga. Ainda oferece pacotes opcionais, como o de estilo “Outfit” (R$ 2.160) e o de segurança ADAS (R$ 4.150), com assistentes de condução e câmera multifuncional.
Todas as versões mantêm o motor 1.0 TSI de até 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, sempre com torque de 20,4 kgfm e câmbio automático de 6 marchas. É o mesmo conjunto já conhecido do público e que segue sendo o único oferecido na linha.
Para fechar o mês de abril, a marca prepara a chegada da versão esportiva GTS, equipada com motor 1.4 250 TSI. A estreia está marcada para os dias 28 e 29 e promete ser a grande novidade da linha Nivus em 2026, com visual mais agressivo e proposta voltada para quem busca desempenho.
De acordo com dados da Fenabrave, o Nivus teve um bom desempenho em 2024, com 55.927 unidades emplacadas, superando seu principal concorrente, o Fiat Fastback, que registrou 48.250 unidades vendidas no mesmo período.
A motorização permanece a mesma: todas as versões são equipadas com o motor 200 TSI, que entrega 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, ambos com 20,4 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas.