A Tesla anunciou que a produção do novo Model Y atingiu sua capacidade máxima na Gigafactory de Xangai em tempo recorde: apenas seis semanas. Segundo a empresa, esse é o ritmo mais rápido já alcançado por uma de suas fábricas.
A marca destacou em comunicado no Weibo que considera suas fábricas como seus melhores produtos. Para a Tesla, o segredo está na forma como aplica princípios essenciais de construção, inovação e eficiência, o que torna difícil para outras montadoras acompanharem seu ritmo.
O novo Model Y, com espaço para cinco ocupantes, começou a ser entregue aos clientes chineses no fim de fevereiro. O lançamento oficial aconteceu em 10 de janeiro, e a produção teve início em 18 de fevereiro.
Para atrair mais compradores, a Tesla lançou em abril um plano de financiamento com juros zero por cinco anos para quem comprar qualquer versão do Model Y até 30 de junho. A promoção veio pouco tempo após a chegada do modelo reestilizado ao mercado chinês.
Atualmente, o Model Y é vendido em duas configurações no país: uma versão com tração traseira, que custa a partir de RMB 263.500 (cerca de US$ 36.400), e outra com tração integral e maior autonomia, partindo de RMB 303.500.
Rumores recentes indicam que a Tesla pode lançar em breve uma nova versão do Model Y com três fileiras de assentos e maior distância entre eixos. A informação foi divulgada por um blogueiro chinês conhecido por acompanhar a montadora, sugerindo que a produção poderia começar em maio.
Além da operação na China, a Tesla também tem planos ambiciosos para sua fábrica na América do Norte. A ideia é produzir um robotáxi chamado Cybercab com altíssima velocidade — um a cada cinco segundos.
Outras empresas chinesas também estão inovando, como a Xiaomi reverte restrição de potência no SU7 Ultra após reação de clientes, mostrando a dinâmica do mercado local.