Tesla convoca recall de quase 380 mil veículos por falha na direção assistida

Tesla convoca recall de quase 380 mil veículos por falha na direção assistida
Foto: Divulgação/Tesla

A Tesla anunciou um recall de aproximadamente 376.241 veículos nos Estados Unidos devido a uma falha na direção assistida. O problema afeta os modelos Model 3 (sedãs) e Model Y (crossovers) de 2023 equipados com versões mais antigas do software.

Alguns proprietários relataram que a direção de seus veículos elétricos estava mais pesada do que o normal, enquanto outros experimentaram uma perda completa do controle da direção. A causa principal do problema foi identificada como uma sobrecarga que causa estresse excessivo nos componentes de acionamento do motor dentro da placa de circuito.

Tesla convoca recall de quase 380 mil veículos por falha na direção assistida
Foto: Divulgação/Tesla

Essa falha pode levar à falha do sistema de assistência da direção hidráulica, embora o design signifique que os motoristas nunca perderão a assistência quando seus veículos estiverem em movimento.

Quando os carros atingem a imobilidade, a assistência elétrica desaparece. Ainda é teoricamente possível dirigir um Model 3 ou Y se isso acontecer, mas exige um esforço considerável para manobrar um veículo de aproximadamente 2.000 kg sem a assistência da direção hidráulica.

Para alertar os motoristas sobre a falha na direção, um alerta visual aparece na tela com a mensagem: “Assistência de direção reduzida. A direção pode exigir maior esforço.”

A Tesla já havia recebido mais de 3.000 reclamações de garantia relacionadas ao problema e iniciou uma investigação interna há quase dois anos em resposta às queixas dos clientes sobre o alto esforço necessário para esterçar.

A falha também foi objeto de uma investigação formal iniciada em dezembro de 2023 por um mercado não americano, e a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) dos EUA abriu sua própria investigação em fevereiro de 2024. No entanto, a montadora afirma não ter recebido relatos de acidentes ou ferimentos associados ao defeito.

A solução para o problema será implementada por meio de uma atualização de software over-the-air (OTA), que será distribuída para os 376.241 veículos elétricos afetados.

Este recall ocorre após um recall anterior em janeiro de 2025, onde a Tesla recolheu aproximadamente 240.000 veículos devido a câmeras de visão traseira defeituosas. Os modelos afetados nesse caso incluíram o Model S 2024-2025, Model X 2023-2025, Model Y 2023-2025 e Model 3 2024-2025.

O problema foi rastreado até um problema de firmware que poderia causar uma falha de curto-circuito na placa do computador do carro, levando a mau funcionamento da câmera de visão traseira.

Este não é o primeiro incidente envolvendo a Tesla e recalls. Recentemente, a Tesla foi multada pela OSHA após a morte de um eletricista na Giga Texas, levantando questões sobre segurança no trabalho. Além disso, a empresa tem enfrentado protestos no TikTok miram Cybertrucks e Elon Musk devido a posturas polêmicas.

Vale lembrar que outras montadoras também enfrentam problemas semelhantes. Por exemplo, a Porsche convocou um recall para modelos 911 2023 e 2025 por falhas em faróis e cintos de segurança, mostrando que recalls são uma realidade na indústria automotiva. A Tesla, inclusive, já teve o Tesla Cybertruck falhando em manobra de Donut em um encontro automotivo nos EUA, demonstrando que até os veículos mais inovadores podem apresentar falhas.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.