A Tesla anunciou um recall de aproximadamente 376.241 veículos nos Estados Unidos devido a uma falha na direção assistida. O problema afeta os modelos Model 3 (sedãs) e Model Y (crossovers) de 2023 equipados com versões mais antigas do software.
Alguns proprietários relataram que a direção de seus veículos elétricos estava mais pesada do que o normal, enquanto outros experimentaram uma perda completa do controle da direção. A causa principal do problema foi identificada como uma sobrecarga que causa estresse excessivo nos componentes de acionamento do motor dentro da placa de circuito.
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Essa falha pode levar à falha do sistema de assistência da direção hidráulica, embora o design signifique que os motoristas nunca perderão a assistência quando seus veículos estiverem em movimento.
Quando os carros atingem a imobilidade, a assistência elétrica desaparece. Ainda é teoricamente possível dirigir um Model 3 ou Y se isso acontecer, mas exige um esforço considerável para manobrar um veículo de aproximadamente 2.000 kg sem a assistência da direção hidráulica.
Para alertar os motoristas sobre a falha na direção, um alerta visual aparece na tela com a mensagem: “Assistência de direção reduzida. A direção pode exigir maior esforço.”
A Tesla já havia recebido mais de 3.000 reclamações de garantia relacionadas ao problema e iniciou uma investigação interna há quase dois anos em resposta às queixas dos clientes sobre o alto esforço necessário para esterçar.
A falha também foi objeto de uma investigação formal iniciada em dezembro de 2023 por um mercado não americano, e a NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) dos EUA abriu sua própria investigação em fevereiro de 2024. No entanto, a montadora afirma não ter recebido relatos de acidentes ou ferimentos associados ao defeito.
A solução para o problema será implementada por meio de uma atualização de software over-the-air (OTA), que será distribuída para os 376.241 veículos elétricos afetados.
Este recall ocorre após um recall anterior em janeiro de 2025, onde a Tesla recolheu aproximadamente 240.000 veículos devido a câmeras de visão traseira defeituosas. Os modelos afetados nesse caso incluíram o Model S 2024-2025, Model X 2023-2025, Model Y 2023-2025 e Model 3 2024-2025.
O problema foi rastreado até um problema de firmware que poderia causar uma falha de curto-circuito na placa do computador do carro, levando a mau funcionamento da câmera de visão traseira.
Este não é o primeiro incidente envolvendo a Tesla e recalls. Recentemente, a Tesla foi multada pela OSHA após a morte de um eletricista na Giga Texas, levantando questões sobre segurança no trabalho. Além disso, a empresa tem enfrentado protestos no TikTok miram Cybertrucks e Elon Musk devido a posturas polêmicas.
Vale lembrar que outras montadoras também enfrentam problemas semelhantes. Por exemplo, a Porsche convocou um recall para modelos 911 2023 e 2025 por falhas em faróis e cintos de segurança, mostrando que recalls são uma realidade na indústria automotiva. A Tesla, inclusive, já teve o Tesla Cybertruck falhando em manobra de Donut em um encontro automotivo nos EUA, demonstrando que até os veículos mais inovadores podem apresentar falhas.