A Serasa disponibilizou uma ferramenta para auxiliar os motoristas no planejamento financeiro do início de ano: uma calculadora de custos do *Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)*. O objetivo é que os proprietários de veículos possam se organizar para arcar com essa despesa obrigatória. Em São Paulo, o prazo para pagamento da primeira parcela ou cota única inicia em 13 de janeiro, com vencimento até 24 de janeiro, de acordo com o número da placa.
A calculadora, acessível gratuitamente no site da Serasa, permite que o usuário obtenha uma estimativa do valor a ser pago com base no modelo, ano de fabricação do veículo e alíquota do estado. Segundo Ana Carolina Ribeiro, coordenadora da Serasa, a ferramenta visa organizar os gastos e evitar surpresas desagradáveis no orçamento, principalmente em janeiro, mês de muitas despesas.
Além da calculadora, a Serasa também atualizou seu Guia Especial do IPVA com informações para 2025. O documento digital, também gratuito no site da empresa, aborda dúvidas frequentes sobre o imposto, incluindo datas de vencimento por estado, percentuais de desconto para pagamento à vista, formas de consulta e pagamento, e benefícios para quem opta por cota única ou parcelamento. Especialistas em educação financeira da empresa oferecem dicas para organizar os gastos e evitar multas.
“Entre as dicas, sempre reforçamos a importância de estabelecer um acompanhamento constante do orçamento, já prevendo esses tipos de despesas fixas e sazonais. Fazendo esse controle, é possível ter ainda mais tranquilidade no começo do próximo ano”, orienta Ana.
Para simplificar ainda mais o processo, a Serasa firmou parceria com a Zapay, possibilitando a consulta e pagamento de pendências automotivas via celular. Através do aplicativo, disponível para download no Google Play e na App Store, na funcionalidade Minhas Contas, é possível:
- Parcelar em até 12x: débitos veiculares podem ser pagos via Pix ou cartão de crédito.
- Receber alertas personalizados: notificações ajudam a não perder prazos de vencimento, evitando multas e problemas no licenciamento.