A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) refutou informações que circulam sobre a exigência de novos exames teóricos e práticos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de 2025. Segundo o órgão, não há nenhuma mudança prevista nas normas de renovação do documento.
Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito, esclareceu que há uma confusão em relação a projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. “As pessoas estão confundindo, achando que já se trata de uma Lei sancionada pelo presidente da República, com data para entrar em vigor, quando, na realidade, trata-se de um projeto de lei em tramitação. Mesmo se aprovado, ainda precisa passar pela sanção presidencial”, afirmou Catão.
Atualmente, três Projetos de Lei (PLs) discutem alterações para condutores de veículos automáticos. Um deles está no Senado e dois na Câmara. As propostas incluem cursos de reciclagem e a possibilidade de aulas práticas e exames para tirar a CNH em veículos com câmbio automático. Contudo, *nenhuma dessas medidas foi aprovada* até o momento.
Os boatos sobre a implementação das novas regras em 2025 não têm fundamento, pois não há prazo definido para a implementação de qualquer mudança, caso essas propostas sejam aprovadas. A Senatran orienta a população a buscar informações nos canais oficiais, como os sites e redes sociais do Ministério dos Transportes e da própria Senatran, para evitar a propagação de notícias falsas.
Acompanhe abaixo os links sobre as notícias relacionadas:
Nova CNH em 2025: o que muda para motoristas de carros automáticos?