O Brasil ascendeu à oitava posição entre os maiores produtores de veículos do mundo, com um total de 2,550 milhões de unidades fabricadas em 2023. Este número representa um aumento de 9,7% em comparação com o ano anterior, ultrapassando a Espanha no ranking global.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os dados que também apontam para um crescimento de 14,1% nos emplacamentos, com 2,635 milhões de unidades.
O mercado interno também mostrou força, com a comercialização de 14,2 milhões de veículos novos e usados. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, as perspectivas para 2025 são promissoras, principalmente se houver melhora nas condições de crédito e políticas de renovação da frota.
A Anfavea estabeleceu a meta ambiciosa de atingir 3 milhões de veículos fabricados no Brasil em 2025. No entanto, a entidade terá que lidar com o aumento das importações, que alcançaram o maior patamar em 10 anos no ano passado.
De acordo com Lima Leite, “Neste ano, é preciso reequilibrar os volumes de exportações e importações, de forma a evitar um novo déficit na balança comercial, como ocorreu em 2024″. Ele também destacou a necessidade de revisão da alíquota do Imposto de Importação, que atualmente é baixa, especialmente para veículos elétricos e híbridos, tornando o Brasil um alvo preferencial para importadoras.
A Anfavea delineou sete pontos prioritários para o setor automotivo em 2025:
- Ampliar o mercado interno e a produção, buscando atingir 3 milhões de unidades vendidas.
- Reequilibrar a balança comercial, com aumento das exportações e controle das importações.
- Qualificar as compras públicas de máquinas e veículos, priorizando a indústria nacional.
- Promover a descarbonização, com foco na matriz energética e recursos brasileiros.
- Reforçar o laço com os trabalhadores do setor, investindo em capacitação e ambiente de trabalho.
- Criar uma política de renovação da frota com foco na sustentabilidade e na segurança.
- Priorizar o desenvolvimento e a produção de novas tecnologias no Brasil.
O mercado interno também mostrou força, com a comercialização de 14,2 milhões de veículos novos e usados. Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, as perspectivas para 2025 são promissoras, principalmente se houver melhora nas condições de crédito e políticas de renovação da frota. A Fiat Argo 2025 tem reajuste de preços, e a versão de entrada já custa R$ 89.990.