A Volkswagen Veículos Comerciais deu início à comercialização das novas gerações da Transporter e Caravelle no mercado europeu. O lançamento coincide com o 75º aniversário do Bulli, ícone entre os veículos comerciais.
A linha de produtos abrange 13 variantes de carroceria e três sistemas de propulsão distintos com diferentes níveis de potência: turbodiesel (TDI), híbrido plug-in (eHybrid) e elétrico (e-Transporter e e-Caravelle).
A Volkswagen Veículos Comerciais está oferecendo as novas Transporter e Caravelle em toda a Europa. Na Alemanha, por exemplo, a Transporter furgão TDI pode ser configurada com preços a partir de 36.780 euros; a Caravelle TDI começa em 43.945 euros – ambos os valores líquidos.
A Transporter furgão está disponível como eHybrid a preços líquidos a partir de 46.453 euros e como uma versão totalmente elétrica a partir de 46.213 euros. O preço base para a e-Caravelle é de 55.480 euros (líquido); a Caravelle eHybrid será lançada em 2026.
A nova geração Transporter e Caravelle oferece mais espaço, mais estilos de carroceria, maior capacidade de carga e maior economia. Com seu lançamento no mercado e a próxima entrega dos primeiros veículos aos clientes, a Volkswagen Veículos Comerciais também está concluindo a maior transformação na história da icônica van Bulli.
Uma van para todos se tornou uma oferta de não menos de três linhas de produtos para uma ampla gama de requisitos: Transporter/Caravelle, Multivan/California e ID. Buzz/ID. Buzz Cargo. Inclusive, a Volkswagen aposta no ID.1 para reverter crise na Europa.
Três motores TDI de 2,0 litros e quatro cilindros servem como base para os novos modelos Transporter e Caravelle, oferecendo 81 kW (110 cv), 110 kW (150 cv) e 125 kW (170 cv), respectivamente. Os motores TDI com potência de até 110 kW são combinados com uma caixa de câmbio manual de seis marchas como padrão.
O TDI de 125 kW é sempre combinado com uma caixa de câmbio automática de oito marchas; esta está opcionalmente disponível para o TDI de 110 kW. Os modelos TDI de 110 kW ou mais também podem ser encomendados com tração nas quatro rodas (4MOTION). O acionamento híbrido plug-in combinado com uma caixa de câmbio automática CVT e tração dianteira fornece uma potência de sistema de 171 kW (232 cv).
Os modelos e-Transporter estão disponíveis com potências de 85 kW (115 cv), 100 kW (136 cv), 160 kW (218 cv) e 210 kW (286 cv); a e-Caravelle pode ser encomendada a partir de 100 kW. A capacidade líquida da bateria dos modelos elétricos de tração traseira é de até 64 kWh.
Capacidade de carga:
A nova Transporter pode ser configurada como furgão, Kombi e plataforma e – dependendo da versão – com duas distâncias entre eixos e duas alturas de teto. A Caravelle também está disponível com duas distâncias entre eixos. Na versão básica, ambos os modelos têm 5.050 mm de comprimento, o que corresponde a um aumento de 146 mm em comparação com o T6.1. Com a distância entre eixos estendida, o comprimento total é de 5.450 mm.
A distância entre eixos longa é sempre usada para a plataforma Transporter com cabine dupla. Com 2.032 mm, a largura externa (sem espelhos externos) de todos os modelos aumentou 128 mm em comparação com seus antecessores. Na versão padrão, a altura é de 1.984 mm (teto normal); no caso da van com teto alto, a altura é de pouco menos de 2,5 m.
Dependendo da versão, uma capacidade de carga entre 5,8 m³ e 9,0 m³ está, portanto, disponível. A capacidade de carga e a capacidade de reboque também aumentaram: a carga útil máxima de até 1,33 toneladas é 0,13 toneladas a mais do que antes; a capacidade máxima de reboque aumentou para até 2,8 toneladas (anteriormente 2,5 toneladas).
A Volkswagen Veículos Comerciais projetou o local de trabalho do motorista para ser um ambiente de trabalho profissional e flexível. Os assentos têm um design particularmente ergonômico. O espectro aqui varia do assento de quatro vias nas versões básicas aos assentos individuais opcionais com ajuste elétrico de oito vias (passageiro dianteiro: seis vias) e ajuste lombar de quatro vias.
A nova paisagem do cockpit está disposta em um eixo que é fácil para o motorista ver. Consiste nos instrumentos digitais de 12 polegadas (cockpit digital com diagonal de 30 cm) e na tela sensível ao toque de 13 polegadas (diagonal de 33 cm) do sistema de infoentretenimento.
Pela primeira vez em um veículo comercial Volkswagen, o espelho retrovisor interno está opcionalmente disponível como uma tela digital – um recurso importante especialmente para veículos com divisória. Uma função de dashcam também está integrada no espelho.
As vans Transporter estão disponíveis como a versão básica Transporter e como modelos PanAmericana exclusivos; a plataforma é sempre entregue na versão básica. A Caravelle é oferecida na versão básica Caravelle, como a especificação média Life, na versão superior Style e também como um modelo PanAmericana.
Os últimos modelos oferecem um equipamento exterior todo-o-terreno e um interior refinado. Além disso, a Transporter e a Caravelle estão disponíveis como uma série especial Edition com equipamento completamente individualizado.
Equipamentos:
A Volkswagen Veículos Comerciais expandiu extensivamente o equipamento padrão em comparação com a geração T6.1. Isso já é mostrado pela versão básica da Transporter. Os seguintes recursos estão sempre a bordo: faróis de LED, incluindo controle de feixe principal avançado Light Assist, conjuntos de luzes traseiras de LED, cockpit digital.
E ainda, tem o sistema de infoentretenimento de 13 polegadas (incluindo DAB+, Apple CarPlay, Android Auto e serviços online), volante multifuncional, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, sistema Keyless Start, sensor de chuva, sistema de manutenção de faixa Lane Assist, sistema de frenagem de emergência automático Front Assist e exibição dinâmica de sinais de trânsito.
O equipamento elétrico dos modelos Transporter é alimentado por meio de várias interfaces, incluindo soquetes USB-A, USB-C e 12 V. Conexões de alimentação para dispositivos de 230 V também estão disponíveis como opção. Isso significa que há uma fonte de energia adequada para cada dispositivo elétrico.