A Stellantis está determinada a reverter o cenário de queda nas vendas nos Estados Unidos, com planos audaciosos para 2025. Após um 2024 desafiador, a montadora aposta em um aumento significativo, de até 30%, nas vendas de marcas como Jeep e Ram. A empresa reconheceu falhas na gestão anterior e está tomando medidas para fortalecer o relacionamento com os concessionários americanos.
As vendas da Stellantis nos EUA caíram 15% no ano passado, totalizando 1.303.570 unidades, em comparação com 1.527.090 veículos vendidos em 2023. Executivos da Stellantis admitiram os erros de 2024 e pediram desculpas durante a convenção anual da National Automobile Dealers Association (NADA), em Nova Orleans. Para recuperar o terreno perdido, a empresa anunciou um aumento no orçamento de marketing, que será reajustado aos níveis pré-pandemia, além da exibição de um comercial no Super Bowl.
Mudanças de produto e novas estratégias
Diversas alterações de produto estão planejadas para 2025. O lançamento do Jeep Recon totalmente elétrico foi adiado para o final do ano, com a possibilidade de inclusão de versões a gasolina e híbridas. A Stellantis também confirmou o desenvolvimento de uma nova picape média da Ram e o lançamento de versões mais acessíveis da Ram 1500. Além disso, versões a combustão do novo Dodge Charger serão lançadas no verão americano.
Jeff Kommer, chefe de vendas da Stellantis nos EUA, afirmou ao The Detroit News: “No ano passado, estávamos inconsistentes em relação aos nossos produtos, preços e incentivos. O que os concessionários realmente esperam é consistência, sem mudanças ou palpites”. Ele adicionou que “eles esperam um 2025 forte, e com base em nossas promessas e compromissos, será um bom ano”.
Relações com concessionárias
Os concessionários atribuíram a queda nas vendas à gestão do ex-CEO Carlos Tavares, alegando que decisões importantes eram tomadas por executivos europeus, sem considerar as particularidades do mercado americano. Antonio Filosa, o novo chefe da divisão norte-americana da Stellantis, prometeu uma abordagem mais prática, com reuniões frequentes com os concessionários.
Segundo Kommer, em entrevista ao Auto News: “Fiquem de olho em nós o ano todo. Vocês verão melhorias incrementais, um novo ritmo e ganhos nas vendas. Os concessionários nos apoiam e nós os apoiamos. Acreditamos que estamos reconquistando a confiança e o otimismo deles. 2024 não foi onde nenhum de nós precisava estar”.
Concessionários demonstraram otimismo após as reuniões recentes, com um proprietário descrevendo o evento da NADA como “uma reunião surpreendentemente boa” e expressando o desejo de encomendar mais produtos e contratar mais vendedores.