A fabricante Solaris Bus & Coach iniciou a entrega de 137 ônibus movidos a hidrogênio para as cidades de Bolonha e Ferrara, na Itália. A entrega marca o começo de um contrato de grande escala firmado com a operadora de transporte público TPER no final de 2023.
Bolonha e Ferrara estão implementando projetos de transporte público com ônibus a hidrogênio. A TPER, principal operadora de transporte público na região de Emília-Romanha, recebeu os primeiros 37 ônibus, de um total de 137 encomendados.
Javier Iriarte, CEO da Solaris Bus & Coach, declarou durante a apresentação oficial dos ônibus em Bolonha: “Estamos honrados em contribuir para um projeto tão ambicioso. A entrega dos primeiros ônibus a hidrogênio para Bolonha representa um marco significativo no avanço do transporte público sustentável. Os ônibus Urbino 12 a hidrogênio ajudarão a melhorar a qualidade do ar, aumentando o bem-estar dos moradores da cidade e da região.”
O modelo Urbino 12 hydrogen da Solaris é um veículo totalmente livre de emissões, silencioso e ambientalmente sustentável. A célula de combustível gera energia elétrica combinando hidrogênio com oxigênio, produzindo apenas vapor de água como subproduto. A célula de combustível de 70 kW extrai hidrogênio de cinco tanques montados no teto, com capacidade total de 37,5 kg de hidrogênio.
Os ônibus Urbino a hidrogênio para a TPER possuem design de piso baixo e estão equipados com ar condicionado, sistema de monitoramento e plataforma para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. A frota de Bolonha possui duas versões: 70 ônibus Urbino 12 a hidrogênio com três portas para rotas urbanas e 67 veículos com duas portas para linhas urbanas e suburbanas que conectam as cidades com a área metropolitana.
A implementação dos ônibus a hidrogênio em Bolonha é resultado de uma parceria estratégica entre a TPER, as autoridades municipais e a Solaris Bus & Coach. O investimento nesses veículos modernos é cofinanciado por fundos da União Europeia do plano PNRR e recursos próprios da TPER.
O interesse na tecnologia de hidrogênio tem aumentado constantemente em toda a Europa, especialmente no setor de transporte de emissão zero. Como a maior fabricante de ônibus a hidrogênio na Europa, a Solaris oferece modelos de 12 e 18 metros. Até o momento, a empresa entregou mais de 430 ônibus a hidrogênio para cidades na Itália, Polônia, Holanda, Suécia, Espanha, República Tcheca, Eslováquia, Letônia e França. Além de Bolonha e Ferrara, os ônibus Urbino a hidrogênio também podem ser vistos nas estradas italianas em Veneza, Bolzano, Modena, Mântua e Pescara.
Entre os participantes do evento de apresentação estavam Giuseppina Gualtieri, Presidente e CEO da Tper S.p.A.; Paolo Paolillo, Diretor da Tper S.p.A.; Javier Iriarte, CEO da Solaris Bus & Coach; Riccardo Cornetto, Diretor de Vendas da Solaris Italia Srl; Michele Campaniello, Vereador para a Nova Mobilidade do Município de Bolonha; Paolo Burani, Presidente da Comissão de Território, Ambiente e Mobilidade da Região de Emília-Romanha.