A Volkswagen surpreendeu e lançou oficialmente a linha 2025 do Taos, que já está disponível no configurador da marca. Apesar de manter o visual conhecido desde sua estreia, o SUV médio passou por uma atualização importante no conjunto mecânico: o câmbio automático de seis marchas deu lugar a uma nova transmissão de oito velocidades.
Agora com o novo câmbio AQ300, o Taos promete trocas mais suaves e melhor eficiência. Essa caixa é uma evolução da AQ250, usada amplamente pela Volkswagen desde que o câmbio automatizado I-Motion foi aposentado. A novidade deve, inclusive, equipar outros modelos da marca nos próximos anos, como o T-Cross, Nivus e até mesmo o futuro Tera.
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Oferecido nas versões Comfortline e Highline, o Taos segue com o motor 1.4 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Na Comfortline, os destaques são os seis airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, painel digital de 10,25″, carregador por indução e controle de cruzeiro adaptativo. O preço passou de R$ 196.990 para R$ 203.990.
A versão topo de linha, Highline, custa agora R$ 228.690 (antes R$ 221.690) e traz itens como faróis IQ Light, rodas diamantadas de 19″, bancos com aquecimento e ajustes elétricos, sistema de som com 8 alto-falantes e assistente de estacionamento. Ambas as versões subiram R$ 7.000.
Nos testes do Inmetro, o novo Taos registrou consumo de 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 11,1 km/l e 13,3 km/l, respectivamente — variações discretas em relação à versão anterior com câmbio de seis marchas.
Entre janeiro e março de 2025, o Volkswagen Taos vendeu 5.768 unidades no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave. O número é bem inferior ao dos principais concorrentes entre os SUVs médios: o Toyota Corolla Cross ficou na liderança com 13.011 unidades emplacadas, seguido de perto pelo Jeep Compass, que somou 12.757 unidades vendidas no mesmo período.
Essa nova transmissão de oito velocidades já vinha sendo cogitada globalmente desde 2023. Na Índia, por exemplo, veículos como Virtus e Taigun devem recebê-la a partir de 2026. No Brasil, o Taos é só o começo: a Volkswagen também planeja uma nova geração de motores, incluindo o 1.5 turbo eTSI com sistema híbrido-leve.