A Onvo, marca da Nio voltada para modelos mais acessíveis, revelou nesta terça-feira (23) seu novo SUV topo de linha, o L90, durante o Salão do Automóvel de Xangai 2025. O modelo se destaca por oferecer amplo espaço de armazenamento, com soluções inteligentes que aproveitam melhor cada centímetro do carro, como o frunk de 240 litros — o maior da categoria na China — e um porta-malas traseiro que comporta até sete malas padrão quando configurado para seis ocupantes.
Com visual robusto e dimensões generosas (5,15 m de comprimento e 3,11 m de entre-eixos), o SUV chega para competir em um mercado que está cada vez mais aquecido no país asiático, onde o Tesla Model Y lidera as vendas. O L90 também entra na disputa com outras novidades exibidas no evento, como o elétrico X9 da XPeng, que foca em conforto e tecnologia, e o luxuoso Yangwang U8L da BYD.

O novo Onvo vem equipado com bateria de 85 kWh, uma evolução em relação ao L60, primeiro modelo da marca, que trazia 60 kWh. As baterias são fornecidas por nomes de peso como BYD, CATL e CALB, com opções em fosfato de ferro-lítio (LFP) ou química ternária, ampliando as possibilidades de alcance e desempenho para diferentes perfis de uso.
Ainda sem data exata de estreia, o L90 deve chegar ao mercado no terceiro trimestre deste ano. Segundo a Onvo, o carro usa um sistema altamente integrado com 49 componentes no módulo de gerenciamento térmico, que contribui para o maior aproveitamento do espaço e melhora na eficiência energética. A tampa do porta-malas dianteiro também pode ser aberta com um simples toque — ou dois toques consecutivos dos dedos — facilitando o acesso ao compartimento.
O fundador, presidente e CEO da Nio, William Li, declarou em uma coletiva de imprensa para a Nio e outra submarca, Firefly, que o terceiro modelo da Onvo, o L80, será lançado no quarto trimestre. O Onvo L90 é equipado com motores produzidos pela divisão de motores da Nio, a XPT, com opções de motor único e duplo, de acordo com um documento regulatório anterior.