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Nova gasolina com até 30% de etanol inicia testes para implementação em abril

Previsto na lei do Combustível do Futuro, o aumento do teor de etanol anidro na gasolina, trará mudanças significativas na composição da gasolina vendida nos postos brasileiros.

A nova Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trará mudanças significativas na composição da gasolina vendida nos postos brasileiros. A principal alteração é o aumento do percentual de etanol anidro, que hoje está em 27% (com mínimo de 18%), para uma faixa entre 22% e 35%.

Inicialmente, a mistura será de 30%, conforme aprovado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) em dezembro. Essa nova gasolina, designada como E30, poderá chegar aos postos já em abril, após passar por testes rigorosos. O protocolo de testes, coordenado pelo MME, busca avaliar a viabilidade técnica da mistura de 30% de etanol à gasolina.

Nova gasolina com até 30% de etanol vai iniciar testes: qual será o impacto?
Foto: Reprodução/Jornal do Carro

Os testes, que ocorrerão entre janeiro e fevereiro, serão conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), com patrocínio de produtores de etanol. O relatório final será entregue ao MME até o fim de fevereiro, que então recomendará a nova mistura ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também participará, conduzindo testes de estabilidade da E30.

Testes e impacto no veículo

Os ensaios do IMT incluirão testes de pista, partida a frio, emissões, aquisição de veículos e análise de dados via sistema OBD (On-Board Diagnostics). Segundo Rogério Gonçalves, diretor de combustíveis da Associação Brasileira Engenharia Automotiva (AEA), os testes avaliarão dirigibilidade, compatibilidade de materiais e emissões.

“Os testes que vão acontecer correspondem a três categorias: dirigibilidade, onde testam-se os efeitos no automóvel, como a partida a frio e a condução do veículo; compatibilidade de materiais, onde se mede corrosão e resposta de materiais elastoméricos, injeção e afins; e emissões.”

Espera-se que a maior proporção de etanol na gasolina resulte em uma queima mais limpa, mas também pode haver alterações no consumo de combustível. Como explica Gonçalves, “Com a adição de etanol na mistura (3%), o motorista pode sentir diferença na autonomia total do veículo, que pode baixar”.

Desafios para a frota nacional

A implementação da nova lei em abril pode ser um desafio para modelos importados e carros mais antigos. Segundo Gonçalves, enquanto as montadoras nacionais podem testar seus modelos a tempo, os veículos importados podem levar mais tempo para se adaptar à nova gasolina. Carros mais antigos, com sistemas de injeção arcaicos, também podem atrasar o processo de testes.

A Lei do Combustível do Futuro tem como objetivo reduzir as emissões, mas ainda é necessário entender os resultados práticos dos testes para determinar se as mudanças vão encarecer o combustível e aumentar o consumo e os gastos com o carro.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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