A Lexus está se preparando para lançar um novo SUV elétrico de três fileiras, possivelmente chamado TZ. Ele será uma alternativa mais sustentável ao atual TX movido a gasolina e entrará num segmento cada vez mais competitivo, onde o espaço interno, a autonomia e a confiabilidade da marca são grandes diferenciais.
O visual do modelo ainda não foi revelado oficialmente, mas o designer Theophilus Chin, conhecido como Theottle, criou projeções baseadas no conceito SUV Electrified, apresentado pela Lexus em 2021. Ele adaptou o design para algo mais próximo de um carro de produção, com mudanças sutis, mas realistas.

Na frente, os faróis futuristas do conceito deram lugar a peças mais discretas, seguindo o estilo atual da Lexus. Elementos como o para-choque e luzes auxiliares foram mantidos, indicando que o modelo final pode preservar boa parte da identidade visual do conceito.
Nas laterais, a projeção de Theottle mostra maçanetas convencionais no lugar das embutidas e espelhos laterais tradicionais. As rodas também foram trocadas, reforçando a proposta de um veículo pronto para as ruas, não apenas para exposição.
Na traseira, o destaque fica para as novas lanternas, menores e menos chamativas do que as vistas no conceito. Apesar disso, o design parece um pouco carregado e pode sofrer ajustes antes da versão final. Espera-se que a Lexus busque um equilíbrio entre modernidade e elegância.
A marca já registrou os nomes TZ450e e TZ550e, indicando que duas versões estão a caminho. É possível que o novo SUV compartilhe a bateria de 77 kWh do modelo RZ, mas versões mais potentes devem receber um pacote maior, como o que vemos no Kia EV9, com até 99,8 kWh. Por enquanto, resta aguardar os testes e a apresentação oficial.
Para o ano modelo de 2026, a Lexus adicionou o RZ 550e F Sport à linha. Ele produz 402 hp (300 kW) de sua configuração de motor duplo e acelera a 100 km/h em 4,4 segundos. Esse desempenho adicional, no entanto, tem um custo, pois a autonomia cai para 450 km. Como o TZ será maior e mais pesado que o RZ, a Lexus precisará de uma bateria maior. A competição no mercado de EVs está acirrada, com empresas como a Tesla lançando o Cybertruck Long Range e a Li Auto expandindo operações para o Sudeste Asiático.