Após 21 anos, o nome Cerato é descontinuado no mercado australiano, dando lugar à nova geração do sedã, o Kia K4. A mudança de nome acompanha uma estratégia global da Kia, que já utilizava nomes como K3 na Ásia e Forte nos Estados Unidos para o mesmo modelo. O nome K4 foi originalmente usado em um carro específico para o mercado chinês. Será se o sedan vai chegar no mercado brasileiro?
Apesar de ser classificado como um carro pequeno, o K4 sedã cresceu 7 cm em relação ao Cerato, alcançando 4,7 metros de comprimento, o que o coloca na categoria de sedãs médios. As novas dimensões e o design arrojado fazem com que o K4 sedã seja considerado um ‘Baby Stinger’, embora não possua tração traseira ou motores de seis cilindros. Ele mantém a tração dianteira e compartilha a plataforma com o Hyundai i30 Sedan.
Uma versão hatch do K4 está prevista para chegar ao mercado no final de 2025, substituindo o Cerato hatch. O design do K4 incorpora a nova identidade visual da Kia, com faróis e lanternas verticais inspirados em modelos elétricos como o EV9 e o EV5. Detalhes como as maçanetas traseiras ocultas, a coluna C no estilo ‘flying-buttress’ e a janela traseira com ângulo reto também contribuem para o visual mais moderno.
Inicialmente, o K4 não terá opções de motorização eletrificada, mas a Kia Austrália já sinalizou interesse na versão híbrida disponível no i30 Sedan. Por enquanto, o K4 continuará com os motores 2.0 litros aspirado e 1.6 litros turbo, já conhecidos do modelo anterior. Esta análise foca na versão topo de linha GT-Line, que substitui a nomenclatura ‘GT’ usada no Cerato e que deve ser a mais popular entre os compradores.
Equipamentos e Opcionais do K4 GT-Line
A versão GT-Line oferece uma longa lista de equipamentos, incluindo:
- Faróis de LED tipo projetor
- Faróis de neblina em LED
- Pedais esportivos em alumínio
- Teto solar
- Iluminação ambiente
- Banco do motorista com ajustes elétricos
- Volante aquecido
- Bancos dianteiros com aquecimento e ventilação
O sistema de som passa da marca JBL para Harman Kardon, e o revestimento dos bancos muda de ‘couro com detalhes’ para couro artificial. O volante do GT-Line é revestido em couro sintético, enquanto as demais versões utilizam um volante de plástico. O carregador sem fio também é exclusivo da versão GT-Line, ausente nas versões Sport e Sport+.
O K4 GT-Line também conta com limpadores de para-brisa automáticos, enquanto outras versões, como o modelo de entrada ‘S’, necessitam do opcional ‘Safety Pack’, que adiciona um sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) mais avançado, painel panorâmico integrado e ar-condicionado digital de duas zonas, custando um adicional de $2000 no preço do veículo.
As rodas são de liga leve em todas as versões, variando apenas no design e tamanho: aro 16 para a versão S, aro 17 para Sport e Sport+, e aro 18 para a GT-Line.
Interior e tecnologia do K4 GT-Line
O interior do K4 apresenta um design mais moderno e tecnológico em comparação ao Cerato, com um painel panorâmico integrado que inclui:
- Tela touchscreen de 12,3 polegadas
- Painel de controle do ar-condicionado de 5,0 polegadas
- Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas
O sistema oferece atualizações de software over-the-air através do Kia Connect, que também permite controle do carro via smartphone. A Kia manteve alguns controles físicos para funções mais utilizadas como ventilador, temperatura e atalhos do sistema de infoentretenimento.
Os bancos em couro sintético, com design bicolor em preto e branco, oferecem bom conforto, mas podem se tornar pegajosos em dias muito quentes. A qualidade dos materiais no interior é irregular, com muitos plásticos rígidos, especialmente na parte traseira do veículo.
O espaço interno do K4 é comparável a um sedã médio, com 6 cm a mais de espaço para os joelhos em comparação com o Cerato. O espaço para a cabeça é ligeiramente menor, assim como o espaço para os ombros. O porta-malas tem capacidade de 508 litros, um pouco maior que o de um Corolla sedã, mas menor que o de um Skoda Octavia. O K4 também oferece abertura para o compartimento de cargas no banco traseiro, para transportar objetos mais longos.
As versões do K4 com motor 2.0 aspirado possuem suspensão traseira com eixo de torção, enquanto a versão GT-Line, com motor 1.6 turbo, utiliza suspensão multilink. Apesar disso, a versão Sport+ demonstrou ter um rodar mais silencioso e confortável do que a versão topo de linha GT-Line.
A versão GT-Line oferece maior aderência em curvas e uma suspensão mais firme, o que contribui para uma melhor dinâmica. O motor 1.6 turbo é mais responsivo, mas para aproveitar todo o seu desempenho é necessário utilizar o modo Sport e as borboletas no volante para trocas de marcha manuais. Em condução normal, o câmbio automático de oito marchas pode parecer indeciso.
Apesar do som interessante em baixas rotações, o motor turbo perde um pouco o fôlego em altas velocidades. O motor 2.0 aspirado se mostra menos potente e mais sedento, com consumo de 7,4 litros por 100 km, enquanto o motor 1.6 turbo registra 6,7 litros por 100 km e ainda utiliza gasolina comum.
A Kia Austrália também demonstrou interesse em trazer a versão híbrida do motor 1.6, atualmente disponível no i30 Sedan, com consumo de 3,9 litros por 100 km.
Segurança
Ainda não há avaliação do ANCAP para o K4, mas o modelo oferece airbags, incluindo um frontal central para proteger o motorista e o passageiro. O sistema AEB avançado, com detecção de ciclistas, pedestres e cruzamentos, também contribui para a segurança.
No entanto, os sistemas de assistência ao motorista não se mostraram tão eficientes quanto o esperado, com alertas constantes e incômodos. O monitor de atenção do motorista também causa irritação, emitindo avisos mesmo quando o condutor está atento à via.
As versões com motor 2.0 têm custos de manutenção mais baixos e intervalos de serviço mais curtos. O custo total de manutenção em cinco anos é de $2196 para as versões S, Sport e Sport+, e de $2435 para a GT-Line. Os intervalos de manutenção da versão turbo são a cada 10.000 km, enquanto as demais versões possuem intervalos de 15.000 km.
O K4 conta com garantia de sete anos e quilometragem ilimitada.
Considerações Finais
O design do K4 se destaca em comparação com o Cerato. Apesar do interior ter evoluído, o carro não parece ser tão novo quanto esperado, especialmente por conta do motor 2.0, que ainda equipa grande parte da linha e que já é considerado ultrapassado. A versão híbrida, se confirmada, pode trazer melhorias. A versão GT-Line oferece bom desempenho e acabamento, mas ainda precisa definir se quer ser um sedã esportivo ou de luxo.