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Honda S7 elétrico com software Huawei chega ao mercado chinês

Equipado com o software de direção assistida da Huawei, a joint venture Dongfeng-Honda anunciou o lançamento iminente do crossover Honda S7 na China

A joint venture Dongfeng-Honda anunciou o lançamento iminente do crossover Honda S7 na China. O veículo elétrico (EV) virá equipado com software de direção assistida da Huawei. A Honda revelou sua estratégia de veículos elétricos em abril do ano passado, sob a série Ye, com planos de lançar seis modelos até 2027. Três desses modelos foram apresentados: Ye S7, Ye P7 e o conceito Ye GT.

O S7 e o P7 são carros quase idênticos. A principal diferença é que o S7 é fabricado pela joint venture Dongfeng e o P7 pela joint venture GAC, permitindo que a Honda atenda a ambos os parceiros na China.

Honda S7 elétrico com software Huawei chega ao mercado chinês
Foto: Divulgação/Honda

Ye (烨) significa ‘brilhar brilhantemente’ em chinês. No entanto, em comunicações oficiais recentes, notou-se que a Honda removeu a marca Ye e chamou os dois modelos irmãos de Honda S7 e Honda P7. A Honda ainda colocou o logotipo Ye no canto dos pôsteres, então será necessário aguardar o evento de lançamento para esclarecer isso.

Já se conhecem muitos detalhes sobre o novo EV da Honda graças aos registros regulatórios. O Honda S7 é um SUV de porte médio para cinco passageiros que se assenta sobre uma plataforma ‘W’. Suas dimensões são 4750/1930/1625 mm (comprimento/largura/altura) e sua distância entre eixos é de 2930 mm. O peso em ordem de marcha é de 2.305 kg.

A eletricidade é armazenada em uma bateria de 89,8 kWh da CATL, que fornece uma autonomia de 620 km no ciclo CLTC. O S7 é AWD, alimentado por motores duplos, com o motor dianteiro produzindo 150 kW e o traseiro 200 kW de potência. A potência máxima combinada é de 350 kW (469 cv) e a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Uma variante RWD com um único motor de 200 kW também estará disponível.

De acordo com um relatório do início de janeiro, os Hondas fabricados na China adotarão o software de direção assistida da Huawei. Investidores japoneses não estavam satisfeitos com o sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) da Honda, então este lançamento foi adiado para o primeiro trimestre de 2025 para encontrar a solução, que é a tecnologia de direção assistida Qiankun ADS da Huawei. Inclusive, a China pode usar a licença da Tesla para ADAS como barganha em guerra comercial.

Honda S7 elétrico com software Huawei chega ao mercado chinês
Foto: Divulgação/Honda

A Honda já tem experiência trabalhando com a Huawei na China, tendo cooperado com a Huawei no sistema de cockpit em seus carros existentes. A Honda também tem seu próprio ADAS, o Honda Sensing 360+, e o objetivo é oferecer carros na China com ambas as opções da Honda e da Huawei.

O interior tem muitas telas, como um EV chinês adequado deve ter. Além dos espelhos retrovisores digitais, há uma enorme tela de infoentretenimento no meio, que parece um LCD, mas na verdade são duas telas separadas: a tela inferior de 10′ e a de 12,8′ em cima dela. O tamanho do painel de instrumentos do motorista será revelado no lançamento.

Espera-se que o carro seja posicionado acima do Dongfeng Honda e:NS1, que tem uma faixa de preço de 175.000 – 218.000 yuan (24.000 – 30.000 USD). Portanto, pode-se esperar que o preço inicial do Honda S7 seja de pelo menos 200.000 yuan (27.600 USD).

O carro competirá com carros como o Tesla Model Y, Xpeng G6, Nio ES6 ou Xiaomi YU7, que será lançado em junho. O Honda S7 é um EV exclusivo para a China. A saúde da bateria de carros elétricos é um fator crucial a ser considerado, e estudos apontam que se mantém acima de 90% após 120 mil km.

A Honda tem sido uma das marcas mais vendidas na China por muitos anos. No entanto, suas vendas diminuíram 26,7% em 2024, para 881.347 veículos. A Honda tentou reverter essa tendência lançando a marca elétrica e:N, mas sem muito sucesso. A série Ye é outra tentativa de se manter relevante na China.

Josean Santos

Josean Belo dos Santos é estudante de jornalismo e graduado em História pela UFPI. Possui vasta experiência em assuntos relacionados ao trânsito e à mobilidade urbana, atuando como agente de trânsito na cidade de Picos, Piauí, desde 4 de setembro de 2012. Além disso, tem ampla experiência no setor automotivo, iniciada em 2008, e já colaborou com alguns dos principais sites do Brasil.

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