A Honda Motor Co., Ltd. anunciou mudanças organizacionais e operacionais que entrarão em vigor em 1º de abril de 2025. O objetivo é impulsionar a competitividade da empresa na era da eletrificação e das tecnologias inteligentes, mantendo o compromisso de oferecer alegria e liberdade de mobilidade globalmente.
A reestruturação visa acelerar a meta de neutralidade de carbono até 2050, ao mesmo tempo em que se busca criar novos valores com a diversidade de produtos e serviços da marca e uso otimizado de recursos globais.

Principais mudanças organizacionais
As alterações incluem:
- Reorganização das Operações Automobilísticas
- Criação de Operações de Desenvolvimento Automobilístico
- Reorganização das Operações de Motocicletas e Produtos de Energia
Detalhes das mudanças na Honda
A criação das Operações de Desenvolvimento de Negócios de Eletrificação permitiu à Honda fortalecer a coordenação entre as áreas de vendas, engenharia/produção, desenvolvimento e compras, resultando em uma operação de desenvolvimento de produtos mais eficiente e de alta qualidade.
Com essa base, a Honda agora direciona seu foco para áreas de criatividade, como a criação de novos valores e tecnologias que definirão o futuro da marca. Para isso, haverá mudanças nas seguintes áreas:
- Operações de Desenvolvimento de Negócios de Eletrificação: para fortalecer e acelerar o negócio de eletrificação.
- Operações Automobilísticas: integração da Unidade de Estratégia de Negócios Automobilísticos e da Unidade de Desenvolvimento de Negócios SDV (Veículos Definidos por Software) para otimizar o planejamento de negócios, serviços digitais e experiência do cliente.
- Operações de Desenvolvimento Automobilístico: criação de uma nova área para fortalecer o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, produtos criativos e processos mais eficientes. Integração das funções de desenvolvimento de veículos elétricos (EV) e de motores de combustão interna (ICE), com foco em qualidade, custo e processo de desenvolvimento.
- Operações de Motocicletas e Produtos de Energia: integração da Unidade de Desenvolvimento de Negócios de Eletrificação de Motocicletas e Produtos de Energia para impulsionar a eletrificação deste segmento.
A Honda busca, com essas mudanças, destacar-se no mercado, reforçando seu compromisso com a eletrificação e a criação de novos valores para a sociedade. A empresa pretende transformar-se para se manter relevante na era da eletrificação.