A fabricante chinesa GAC intensifica sua presença no mercado brasileiro com um investimento de R$ 6 bilhões e a construção de uma fábrica no país. A empresa, fundada em 1954 e a quinta maior em vendas na China, produz veículos para marcas como Toyota e Hyundai, além de sua própria linha de produtos.
A chegada da GAC ao Brasil promete acirrar a competição com outras fabricantes chinesas já estabelecidas, como BYD e GWM, que adquiriram instalações da Ford e Mercedes-Benz, respectivamente. Ao contrário dessas, a GAC optou por construir uma nova fábrica, demonstrando uma estratégia de longo prazo no mercado nacional.
Embora o presidente da GAC no Brasil, Alex Zhou, não tenha revelado detalhes sobre os modelos que serão importados ou produzidos na nova fábrica, sete modelos da marca foram expostos em São Paulo, sugerindo um lançamento inicial com os SUVs GS3 e GS4.
A submarca Aion também oferece hatches, sedãs e SUVs compactos. A GAC produz veículos elétricos, mas manterá sua linha de motores a combustão, híbridos e plug-in híbridos. A empresa também anunciou um investimento de R$ 120 milhões em parcerias com três universidades brasileiras (Unicamp, UFSM e UFSC) para o desenvolvimento de motores flex.
Em contraponto à expansão chinesa, a Ford, após focar em importações e manter seu centro de pesquisa e engenharia em Camaçari (BA) para exportação de serviços, registrou um crescimento de 70% em suas vendas em 2024, impulsionado principalmente pela picape Ranger, fabricada na Argentina.
A marca também importa veículos do México e dos EUA, incluindo o elétrico Mustang Mach-E, e surpreendeu ao anunciar o estudo de desenvolvimento de tecnologia flex para exportação, visando diversificar sua produção em relação aos motores a gasolina fabricados na América do Norte.