Durante o Salão do Automóvel de Xangai 2025, a GAC Aion, em parceria com a DiDi Autonomous Driving, revelou um novo veículo autônomo de nível 4 (L4) que chamou atenção pelo pacote tecnológico avançado e foco em segurança.
O modelo é baseado no GAC Aion Y “Tyrannosaurus” e foi desenvolvido especialmente para operação autônoma. Em vez de adaptar um carro tradicional, ele foi projetado do zero, o que permitiu reduzir custos em 74%, aumentar o espaço do porta-malas em 88% e tornar a montagem sete vezes mais eficiente, segundo a DiDi.

Um dos grandes destaques do carro é o conjunto de sensores: são 33 no total, sendo 10 do tipo LiDAR. Entre eles, há quatro de longo alcance, que conseguem detectar objetos a até 200 metros, e seis LiDARs de ponto cego, garantindo visão 360° com precisão de até 10 centímetros.
Para dar conta de tanto processamento de dados, o veículo conta com uma CPU potente, capaz de atingir 2000 TOPS (trilhões de operações por segundo) — o equivalente à força de mais de 60 celulares top de linha ou 10 placas de vídeo potentes de PC. A DiDi expande operações na América Latina, mostrando seu crescimento global.
Pensando na segurança, o carro foi equipado com sistemas redundantes para oito componentes essenciais, como sensores, freios e energia. Isso permite que ele continue funcionando mesmo se algum sistema falhar. A meta de segurança é altíssima: no máximo uma falha a cada bilhão de horas, mil vezes mais seguro que os padrões da aviação.
Além disso, o projeto traz três camadas de segurança redundante: algoritmos, software e hardware. Tudo isso está integrado a uma plataforma elétrica própria da GAC Aion, construída especialmente para suportar esse nível de automação.
A produção está prevista para começar no fim de 2025. Em 2026, algumas regiões de Guangzhou e Pequim receberão testes em operação real. Já em 2027, a expectativa é lançar um modelo L4 voltado diretamente para o consumidor final. Outras novidades do Salão de Xangai incluem o SUV elétrico Cyber X da MG e o conceito ID.EVO da Volkswagen Anhui.