A Nio começa a adotar uma nova estratégia para reduzir custos com sua terceira marca, a Firefly. O primeiro modelo da nova submarca, que leva o mesmo nome, começou a pré-venda na China durante o Nio Day 2024, em dezembro, por 148.800 yuan (cerca de US$ 20.370). A venda oficial começa amanhã, e a expectativa é que o preço final seja ainda mais competitivo.
Diferente dos modelos anteriores da Nio, que usavam chips Nvidia Drive Orin, a Firefly chega ao mercado com tecnologia da Horizon Robotics, especializada em soluções de direção inteligente. Esses chips prometem uma boa performance a um custo mais baixo, o que pode ser essencial para tornar a Firefly uma marca mais acessível.
Segundo a Horizon Robotics, os veículos da Firefly são equipados com sua série Journey de chips de computação e devem oferecer uma experiência de direção dinâmica, voltada especialmente para ambientes urbanos. A empresa destaca que o manuseio e a inteligência embarcada são pontos fortes do novo modelo.
A parceria entre Nio e Horizon Robotics foi anunciada ainda em 2022, quando o CEO da fornecedora, Yu Kai, antecipou que seus chips seriam usados em uma nova marca de veículos elétricos da montadora chinesa. A Firefly marca oficialmente o início dessa colaboração.
Enquanto isso, outros modelos da Nio também passam por mudanças. O sedã de luxo ET9, lançado no final de março, já não usa mais chips da Nvidia. Ele é equipado com dois chips Shenji NX9031, desenvolvidos internamente pela Nio, que, segundo a empresa, têm desempenho equivalente a quatro chips comuns de direção autônoma.
A Nio também deve atualizar até o fim do ano os modelos ET5, ET5 Touring, ES6 e EC6, substituindo os chips Orin pelos novos Shenji. A mudança deve melhorar o desempenho e reduzir custos, seguindo a mesma linha da Firefly.
Outra submarca da Nio, a Onvo, também avança com seus próprios lançamentos. Seu SUV médio L60 usa um chip Nvidia Orin X, e o próximo modelo, o L90, será apresentado na próxima semana no Salão do Automóvel de Xangai. Ainda não há confirmação se ele manterá os chips da Nvidia ou seguirá o caminho da Firefly.
A Li Auto planeja lançar atualizações de seus modelos atuais no próximo mês, e os chips do AD Pro serão atualizados do chip Journey 5 da Horizon Robotics para o chip J6M. Além disso, a BYD lança o SUV compacto elétrico Fang Cheng Bao Tai 3 na China.