Notícias

Firefly adota chips da Horizon Robotics para sistema de assistência ao condutor

Diferentemente dos modelos anteriores da Nio, que utilizavam chips Nvidia Drive Orin, o Firefly chega ao mercado com tecnologia da Horizon Robotics

A Nio começa a adotar uma nova estratégia para reduzir custos com sua terceira marca, a Firefly. O primeiro modelo da nova submarca, que leva o mesmo nome, começou a pré-venda na China durante o Nio Day 2024, em dezembro, por 148.800 yuan (cerca de US$ 20.370). A venda oficial começa amanhã, e a expectativa é que o preço final seja ainda mais competitivo.

Diferente dos modelos anteriores da Nio, que usavam chips Nvidia Drive Orin, a Firefly chega ao mercado com tecnologia da Horizon Robotics, especializada em soluções de direção inteligente. Esses chips prometem uma boa performance a um custo mais baixo, o que pode ser essencial para tornar a Firefly uma marca mais acessível.

Segundo a Horizon Robotics, os veículos da Firefly são equipados com sua série Journey de chips de computação e devem oferecer uma experiência de direção dinâmica, voltada especialmente para ambientes urbanos. A empresa destaca que o manuseio e a inteligência embarcada são pontos fortes do novo modelo.

A parceria entre Nio e Horizon Robotics foi anunciada ainda em 2022, quando o CEO da fornecedora, Yu Kai, antecipou que seus chips seriam usados em uma nova marca de veículos elétricos da montadora chinesa. A Firefly marca oficialmente o início dessa colaboração.

Enquanto isso, outros modelos da Nio também passam por mudanças. O sedã de luxo ET9, lançado no final de março, já não usa mais chips da Nvidia. Ele é equipado com dois chips Shenji NX9031, desenvolvidos internamente pela Nio, que, segundo a empresa, têm desempenho equivalente a quatro chips comuns de direção autônoma.

A Nio também deve atualizar até o fim do ano os modelos ET5, ET5 Touring, ES6 e EC6, substituindo os chips Orin pelos novos Shenji. A mudança deve melhorar o desempenho e reduzir custos, seguindo a mesma linha da Firefly.

Outra submarca da Nio, a Onvo, também avança com seus próprios lançamentos. Seu SUV médio L60 usa um chip Nvidia Orin X, e o próximo modelo, o L90, será apresentado na próxima semana no Salão do Automóvel de Xangai. Ainda não há confirmação se ele manterá os chips da Nvidia ou seguirá o caminho da Firefly.

A Li Auto planeja lançar atualizações de seus modelos atuais no próximo mês, e os chips do AD Pro serão atualizados do chip Journey 5 da Horizon Robotics para o chip J6M. Além disso, a BYD lança o SUV compacto elétrico Fang Cheng Bao Tai 3 na China.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.