O ex-piloto de Fórmula 1 e atual estrela da Stock Car, Felipe Massa, foi visto ao volante do superesportivo elétrico BYD YangWang U9 nas ruas de São Paulo. O flagra, compartilhado no Instagram, mostra Massa acompanhado de Alexandre Baldy, vice-presidente da BYD no Brasil, desfilando com o veículo na Avenida Europa, conhecida por concentrar entusiastas e modelos de alta performance.
O U9 se destaca não apenas pela alta performance, mas também por suas funcionalidades únicas, que vão além da velocidade. Equipado com uma suspensão pneumática adaptativa, o carro é capaz de “dançar” ao som de músicas, movendo-se de forma sincronizada.

Outra característica peculiar do U9 é sua capacidade de “pular”, elevando-se alguns centímetros do solo, uma funcionalidade que, segundo a marca, auxilia na superação de obstáculos como buracos, desníveis e outros.
Quem utilizou dessa capacidade de realizar manobras incomuns,foi Felipe Massa que demonstrou isso durante o evento. O sistema de suspensão adaptativa permite que o carro se mova de forma sincronizada, criando um efeito visual interessante, apelidado de “dança”. Além disso, o veículo possui um sistema que possibilita saltar obstáculos a 120 km/h e girar sobre o próprio eixo, facilitando manobras em espaços limitados.
Com um preço de 1,68 milhões de Yuan na China (cerca de R$ 1,4 milhão em conversão direta), o BYD YangWang U9 está no Brasil para testes. A BYD avalia a possibilidade de comercializar o modelo no país, mas o preço final, caso a importação seja confirmada, deverá ultrapassar os R$ 2 milhões.
O BYD YangWang U9 impressiona pelas suas especificações técnicas. Equipado com quatro motores elétricos, um em cada roda, o modelo entrega uma potência combinada de 1.324 cv e um torque de 171 kgfm. Essa configuração permite que o U9 acelere de 0 a 100 km/h em apenas 2,36 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 309 km/h.
Apesar do peso de 2.435 kg, imposto pelas baterias de 80 kWh, que garantem uma autonomia de aproximadamente 450 km no ciclo chinês LTC, o U9 demonstra agilidade e desempenho notáveis. A Saúde da bateria de carros elétricos é um fator crucial para o desempenho a longo prazo.