A LaFontaine Ford St. Clair, concessionária do grupo Ford em Michigan, está enfrentando um processo judicial por supostamente utilizar a música Lose Yourself, do rapper Eminem, sem a devida licença em conteúdos promocionais. A ação foi movida pela editora de Eminem, Eight Mile Style, que alega infração de direitos autorais e busca uma indenização de US$ 150 mil, além de uma liminar para impedir a veiculação do anúncio.
De acordo com a ação, a concessionária utilizou a canção em vídeos publicados nas redes sociais como TikTok, Instagram e Facebook, em setembro e outubro de 2024, para promover a picape Ford F-150 Hybrid de edição especial, com temática do time de futebol americano Detroit Lions. Os vídeos faziam referência à letra da música, dizendo aos potenciais compradores que eles teriam “apenas uma chance” para adquirir a caminhonete, que teve sua produção limitada a 800 unidades.
Segundo a Billboard, o uso de músicas populares em vídeos curtos para redes sociais é comum, mas não é permitido para fins comerciais ou promocionais, como é o caso de marcas. Empresas que desejam utilizar músicas em suas campanhas publicitárias precisam adquirir uma licença de sincronização prévia, similar à exigência para anúncios em TV.
Os advogados da editora alegam que a LaFontaine agiu com “flagrante desrespeito aos direitos exclusivos da Eight Mile”, e que “nem os autores, nem Eminem concordaram em se associar ou endossar os produtos ou serviços da LaFontaine”. Além da indenização, a editora solicita que a concessionária pare imediatamente com a exibição dos vídeos.
Histórico de Disputas
A Eight Mile Style tem um histórico de defesa rigorosa dos direitos autorais das músicas de Eminem. Em 2016, a editora processou o Partido Nacional da Nova Zelândia por utilizar uma música similar a Lose Yourself em uma campanha eleitoral. O partido foi considerado culpado por infração de direitos autorais, sendo obrigado a pagar NZD$600 mil em danos, valor que foi reduzido para NZD$225 mil após recurso.