A Ford pode estar planejando um retorno marcante do Fiesta, agora em versão elétrica. Quase dois anos após o fim da produção do modelo, especulações sugerem que o compacto pode renascer com nova proposta, aproveitando a colaboração entre a Ford e a Volkswagen no desenvolvimento de carros elétricos.
Essa parceria já rendeu frutos como os modelos Explorer EV e Capri, ambos baseados em plataformas da Volkswagen. A possível nova geração do Fiesta seguiria o mesmo caminho, utilizando a arquitetura MEB Entry, a mesma que serve de base para os VW ID.1 e ID.2.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Martin Sander, chefe de vendas da Volkswagen e ex-executivo da Ford Europa, destacou o sucesso da colaboração entre as marcas e disse estar aberto ao compartilhamento de tecnologias. Isso aumenta as chances de a Ford lançar um modelo elétrico de entrada usando a base da VW.
Um forte candidato a servir de base para o novo Fiesta é o ID.2, que tem dimensões quase idênticas ao antigo Fiesta e layout de cinco portas. A semelhança pode facilitar a adaptação do projeto, mantendo o foco no segmento de hatches compactos.
No entanto, a Ford teria que negociar com a VW, que pode relutar em ceder sua plataforma para um carro que competiria diretamente com modelos como o ID.2, Cupra Raval e Skoda Epiq. Uma solução seria lançar o Fiesta elétrico em mercados onde esses veículos não atuam, evitando conflitos diretos.
Enquanto isso, a Ford também estaria desenvolvendo um elétrico acessível para competir com marcas como a BYD. Com preço estimado em US$ 25.000, o modelo pode usar baterias LFP, conhecidas por seu custo reduzido e maior durabilidade, reforçando o plano da montadora de ampliar sua presença no mercado de elétricos populares.
Recentemente, a Ford fez recall de três F-150 Lightning, mostrando seu compromisso com a segurança de seus veículos.